WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Tecnológo

Duração:

Duração:

4 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial

Avaliação do MEC:

Avaliação do MEC: 4

Sobre o curso

O curso de Produção Audiovisual do FIAM-FAAM oferece uma formação rápida e completa. Durante os estudos, você conhecerá as técnicas e conceitos de comunicação, fotografia, design sonoro, estética, roteiro, captação e edição de áudio e vídeo e muito mais.
O principal objetivo do curso é preparar o aluno para os reais desafios do mercado de trabalho, por meio de uma metodologia de ensino inovadora, que une o conhecimento técnico e teórico às atividades práticas e dinâmicas. Para isso, o curso conta com um excelente corpo docente, formado por professores competentes e atuantes, além de dispor de uma completa estrutura de aprendizagem, com estúdios, laboratórios, salas específicas e equipamentos modernos.

Habilidades adquiridas

>
Atuar na gestão de produções audiovisuais, criar e analisar roteiros, editar materiais de áudio e vídeo, dirigir projetos e participar da produção executiva de produções em diversas mídias.
>
Coordenar equipes e atividades relacionadas à captação, iluminação, fotografia, sonorização, edição e manipulação de áudio e vídeo, sempre com competência, senso crítico e segurança.
>
Desenvolver competências e habilidades importantes para destacar-se no mercado de trabalho, como gestão, empreendedorismo, ética e responsabilidade social.
>
O curso superior de tecnologia em Produção Audiovisual da FIAM-FAAM oferece aos alunos formados o DRT, Registro na Delegacia Regional do Trabalho, exigido pelas emissoras de radiodifusão.

Carreira e mercado de trabalho

A carreira dos profissionais com formação em Produção Audiovisual é bastante ampla. Como produtor, você poderá atuar em emissoras de tv, rádio, estúdios de cinema, produtoras audiovisuais, agências de publicidade e comunicação integrada e instituições públicas e privadas. Além disso, há a possibilidade de atuar como produtor autônomo e iniciar o seu próprio negócio.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 2.015,66

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 154.343,45

Áreas de atuação

 O mercado audiovisual tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nos seguintes espaços, agências de Comunicação e de Publicidade, escritórios e/ou núcleos de Design, empresas públicas e privadas, portais de Informação, produtoras de Conteúdos Digitais, agências digitais, provedores de acesso, produtoras audiovisuais.<br />
Na última década, o aumento significativo nas demandas de produção audiovisual customizada, visando atividades como a animação, o documentário e produtos experimentais, em seus variados formatos empresariais e comerciais e o aumento de plataformas de exibição e consumo de obras audiovisuais (internet, dispositivos móveis, dispositivos portáteis) alargaram a empregabilidade no setor. Neste aspecto, as atuais possibilidades de se produzir e veicular conteúdos audiovisuais em sistemas digitais pela Internet e dispositivos portáveis, como os smartphones e tablets, ampliam ainda mais as oportunidades para egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual. <br />

O mercado audiovisual tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nos seguintes espaços, agências de Comunicação e de Publicidade, escritórios e/ou núcleos de Design, empresas públicas e privadas, portais de Informação, produtoras de Conteúdos Digitais, agências digitais, provedores de acesso, produtoras audiovisuais.
Na última década, o aumento significativo nas demandas de produção audiovisual customizada, visando atividades como a animação, o documentário e produtos experimentais, em seus variados formatos empresariais e comerciais e o aumento de plataformas de exibição e consumo de obras audiovisuais (internet, dispositivos móveis, dispositivos portáteis) alargaram a empregabilidade no setor. Neste aspecto, as atuais possibilidades de se produzir e veicular conteúdos audiovisuais em sistemas digitais pela Internet e dispositivos portáveis, como os smartphones e tablets, ampliam ainda mais as oportunidades para egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual.

Diferenciais

Programa de ensino inovador

Programa de ensino inovador

O curso de Produção Audiovisual do FIAM-FAAM possui um programa de ensino inovador, no qual o conteúdo é dividido em quatro módulos: fundamentos da produção audiovisual; componentes e estudos de áudio e imagem; componentes e estudos de vídeo e composição da produção audiovisual.

Prepara para os reais desafios da carreira

Prepara para os reais desafios da carreira

Desde o início do curso, você será preparado para os reais desafios da carreira, em aulas misturam teoria e prática de forma dinâmica e inovadora. Além disso, todo conteúdo do curso é continuamente revisado e atualizado pelos professores, visando acompanhar as demandas e exigências do mercado de trabalho. Isso proporciona uma formação completa e efetiva.

Núcleo de Estudos

Núcleo de Estudos

O FIAM-FAAM conta com o NUGE – Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade, o NERA – Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, o NEMA – Núcleo de Estudos do Meio Ambiente, o NEHQ – Núcleo de Estudos de Histórias em Quadrinhos Álvaro de Moya e o NUDA – Núcleo de Dramaturgia. Todos eles possuem atividades voltadas aos alunos, aos professores e à comunidade, o que ajuda o aluno a desenvolver um maior senso crítico.

Corpo docente

Corpo docente

O FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado por professores experientes e atuantes no mercado. Durante o curso, você será orientado por profissionais competentes e atualizados, que estão dispostos a compartilhar não apenas os conceitos teóricos da profissão, mas também suas experiências e vivências de sucesso.

Matriz curricular

COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO VISUAL
FOTOGRAFIA
ESTRUTURA DE ROTEIROS
TECNOLOGIA DE ÁUDIO
TRILHA SONORA E LINGUAGEM MUSICAL
CAPTAÇÃO DE IMAGEM
CAPTAÇÃO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO
CULTURA AUDIOVISUAL
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
DESAFIOS CONTEMPOR NEOS
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM ÁUDIO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CASTING E COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
CRÍTICA DE CINEMA
DIREÇÃO DE ARTE PARA AUDIOVISUAL
CULTURA DIGITAL
PRODUÇÃO PUBLICITARIA EM AUDIOVISUAL
DOCUMENTÁRIOS E FORMATOS DE NÃO FICÇÃO
EDIÇÃO DE VÍDEO
MARKETING DIGITAL
OPTATIVA
PÓS-PRODUÇÃO E FINALIZAÇÃO
PROJETO EM MÍDIA AUDIOVISUAL

Disciplinas
24
Disciplinas

Horas de aula
1650
Horas de aula

Projeto pedagógico

Coordenação

Prof. Fernando Albino Leme

Prof. Fernando Albino Leme

A coordenação do curso é exercida pelo professor Fernando Albino Leme, Doutor em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista. O professor possui artigos publicados na área de estudos da Comunicação e diversas produções técnicas e artístico culturais, como: programas televisivos e vídeos artísticos. Possui 18 anos de experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Televisão e Vídeo, atuando em projetos audiovisuais. Dirigiu e produziu programas de televisão em emissoras da cidade de São Paulo. Trabalhou durante 13 anos na TV Bandeirantes. Possui três prêmios na área da Comunicação, sendo um Prêmio Esso, um Prêmio Allians de Jornalismo e um Prêmio CNA. O professor possui 17 anos de atuação como docente.

Atos autorizativos

Ato Autorizado

Portaria nº. 134, de 27 de julho de 2012, publicada dia 30 de julho de 2012, no DOU.