WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Tecnológo

Duração:

Duração:

4 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Avaliação do MEC:

Avaliação do MEC: 4

Sobre o curso

O curso de Produção Audiovisual do FIAM-FAAM oferece uma formação rápida e completa. Durante os estudos, você conhecerá as técnicas e conceitos de comunicação, fotografia, design sonoro, estética, roteiro, captação e edição de áudio e vídeo e muito mais.
O principal objetivo do curso é preparar o aluno para os reais desafios do mercado de trabalho, por meio de uma metodologia de ensino inovadora, que une o conhecimento técnico e teórico às atividades práticas e dinâmicas. Para isso, o curso conta com um excelente corpo docente, formado por professores competentes e atuantes, além de dispor de uma completa estrutura de aprendizagem, com estúdios, laboratórios, salas específicas e equipamentos modernos.

Habilidades adquiridas

>
Atuar na gestão de produções audiovisuais, criar e analisar roteiros, editar materiais de áudio e vídeo, dirigir projetos e participar da produção executiva de produções em diversas mídias.
>
Coordenar equipes e atividades relacionadas à captação, iluminação, fotografia, sonorização, edição e manipulação de áudio e vídeo, sempre com competência, senso crítico e segurança.
>
Desenvolver competências e habilidades importantes para destacar-se no mercado de trabalho, como gestão, empreendedorismo, ética e responsabilidade social.
>
O curso superior de tecnologia em Produção Audiovisual da FIAM-FAAM oferece aos alunos formados o DRT, Registro na Delegacia Regional do Trabalho, exigido pelas emissoras de radiodifusão.

Carreira e mercado de trabalho

A carreira dos profissionais com formação em Produção Audiovisual é bastante ampla. Como produtor, você poderá atuar em emissoras de tv, rádio, estúdios de cinema, produtoras audiovisuais, agências de publicidade e comunicação integrada e instituições públicas e privadas. Além disso, há a possibilidade de atuar como produtor autônomo e iniciar o seu próprio negócio.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 2.015,66

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 154.343,45

Áreas de atuação

 O mercado audiovisual tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nos seguintes espaços, agências de Comunicação e de Publicidade, escritórios e/ou núcleos de Design, empresas públicas e privadas, portais de Informação, produtoras de Conteúdos Digitais, agências digitais, provedores de acesso, produtoras audiovisuais.<br />
Na última década, o aumento significativo nas demandas de produção audiovisual customizada, visando atividades como a animação, o documentário e produtos experimentais, em seus variados formatos empresariais e comerciais e o aumento de plataformas de exibição e consumo de obras audiovisuais (internet, dispositivos móveis, dispositivos portáteis) alargaram a empregabilidade no setor. Neste aspecto, as atuais possibilidades de se produzir e veicular conteúdos audiovisuais em sistemas digitais pela Internet e dispositivos portáveis, como os smartphones e tablets, ampliam ainda mais as oportunidades para egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual. <br />

O mercado audiovisual tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nos seguintes espaços, agências de Comunicação e de Publicidade, escritórios e/ou núcleos de Design, empresas públicas e privadas, portais de Informação, produtoras de Conteúdos Digitais, agências digitais, provedores de acesso, produtoras audiovisuais.
Na última década, o aumento significativo nas demandas de produção audiovisual customizada, visando atividades como a animação, o documentário e produtos experimentais, em seus variados formatos empresariais e comerciais e o aumento de plataformas de exibição e consumo de obras audiovisuais (internet, dispositivos móveis, dispositivos portáteis) alargaram a empregabilidade no setor. Neste aspecto, as atuais possibilidades de se produzir e veicular conteúdos audiovisuais em sistemas digitais pela Internet e dispositivos portáveis, como os smartphones e tablets, ampliam ainda mais as oportunidades para egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual.

Diferenciais

Programa de ensino inovador

Programa de ensino inovador

O curso de Produção Audiovisual do FIAM-FAAM possui um programa de ensino inovador, no qual o conteúdo é dividido em quatro módulos: fundamentos da produção audiovisual; componentes e estudos de áudio e imagem; componentes e estudos de vídeo e composição da produção audiovisual.

Prepara para os reais desafios da carreira

Prepara para os reais desafios da carreira

Desde o início do curso, você será preparado para os reais desafios da carreira, em aulas misturam teoria e prática de forma dinâmica e inovadora. Além disso, todo conteúdo do curso é continuamente revisado e atualizado pelos professores, visando acompanhar as demandas e exigências do mercado de trabalho. Isso proporciona uma formação completa e efetiva.

Núcleo de Estudos

Núcleo de Estudos

O FIAM-FAAM conta com o NUGE – Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade, o NERA – Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, o NEMA – Núcleo de Estudos do Meio Ambiente, o NEHQ – Núcleo de Estudos de Histórias em Quadrinhos Álvaro de Moya e o NUDA – Núcleo de Dramaturgia. Todos eles possuem atividades voltadas aos alunos, aos professores e à comunidade, o que ajuda o aluno a desenvolver um maior senso crítico.

Corpo docente

Corpo docente

O FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado por professores experientes e atuantes no mercado. Durante o curso, você será orientado por profissionais competentes e atualizados, que estão dispostos a compartilhar não apenas os conceitos teóricos da profissão, mas também suas experiências e vivências de sucesso.

Matriz curricular

COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO VISUAL
FOTOGRAFIA
ESTRUTURA DE ROTEIROS
TECNOLOGIA DE ÁUDIO
TRILHA SONORA E LINGUAGEM MUSICAL
CAPTAÇÃO DE IMAGEM
CAPTAÇÃO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO
CULTURA AUDIOVISUAL
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
DESAFIOS CONTEMPOR NEOS
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM ÁUDIO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CASTING E COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
CRÍTICA DE CINEMA
DIREÇÃO DE ARTE PARA AUDIOVISUAL
CULTURA DIGITAL
PRODUÇÃO PUBLICITARIA EM AUDIOVISUAL
DOCUMENTÁRIOS E FORMATOS DE NÃO FICÇÃO
EDIÇÃO DE VÍDEO
MARKETING DIGITAL
OPTATIVA
PÓS-PRODUÇÃO E FINALIZAÇÃO
PROJETO EM MÍDIA AUDIOVISUAL

Disciplinas
24
Disciplinas

Horas de aula
1650
Horas de aula

Projeto pedagógico

Coordenação

Isabella R. O. Goulart

Isabella R. O. Goulart

A coordenação do curso é exercida pela professora Isabella R. O. Goulart, Doutora e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, graduada em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 10 anos de experiência em audiovisual e está na Escola de Comunicação da FMU | FIAM-FAAM desde 2013, atuando na coordenação de cursos e ministrando disciplinas nas áreas de linguagem audiovisual, história do cinema, roteiro, produção audiovisual e metodologia de pesquisa científica, além de orientar inúmeros Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados e Iniciação Científica. Participou de diversas associações nos campos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, como a HoMER Network, a Society For Cinema and Media Studies (SCMS), a Latin American Studies Association (LASA), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), em que coordena o Seminário Temático de Cinema no Brasil.

Atos autorizativos

Ato Autorizado

Portaria nº. 134, de 27 de julho de 2012, publicada dia 30 de julho de 2012, no DOU.