WahtsApp

Extensão e Responsabilidade
Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental

A formação de profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade melhor e sustentável faz parte da missão do Centro Universitário FIAM-FAAM.

Para fomentar esse compromisso, a Instituição apoia e mantém diversos projetos que incentivam o comportamento ético, o espírito de solidariedade, o respeito às diferenças e a prática da cidadania, vinculada tanto à realidade profissional, quanto às práticas sociais.

Nesse contexto, o FIAM-FAAM coloca à disposição da comunidade do entorno dos campi todos os recursos necessários para atendimento e prestação de serviço aos que dele necessitam.

Empresa Certificada

O Centro Universitário FIAM-FAAM completou a rigorosa avaliação do B Lab® – organização independente sem fins lucrativos de pessoas que utilizam os negócios como uma força para o bem no mundo todo. O FIAM-FAAM também conquistou a recertificação B CorpTM.

A partir de 2018 ela também assume o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS possuem metas que devem ser cumpridas até 2030, estabelecendo ações em diversas áreas, como educação, paz, consumo responsável, igualdade social e proteção do meio ambiente.

Relatório Social

O FIAM-FAAM conta com uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, composta por ambientes que favorecem o desenvolvimento de atividades práticas e a vivência dos desafios reais da futura profissão ainda no decorrer do curso.

Clique no ano desejado para acessar o Relatório Social:

Trote solidário

Trote solidário

A cada início de semestre, com o objetivo de recepcionar os novos estudantes e estimular sua consciência social e ambiental desde o ingresso na Instituição, as atléticas, os diretórios e os centros acadêmicos do Centro Universitário FIAM-FAAM, com apoio da área de Qualidade Acadêmica, organizam o Trote Solidário, um momento para promover a integração responsável e saudável dos calouros.

Entre as atividades, estão previstas campanhas de arrecadação de donativos, doação de sangue, ações em prol da sustentabilidade, conscientizando a importância de descarte do lixo, e rodas de conversa, que envolvem toda a comunidade acadêmica ao redor de temas suscetíveis às questões de intolerância e à prática de bullying, como orientação sexual, raça, religião, gênero e deficiências.

As atividades foram oferecidas em formato remoto durante a pandemia COVID-19. Em 2022, contudo, com o retorno das aulas presenciais, algumas ações do trote solidário ocorreram nos campi da IES. Ações virtuais também foram aplicadas para beneficiar calouros e veteranos.

Roda de conversas

O diálogo é uma das formas mais ricas de gerar conhecimento e transformar a sociedade.

Por isso, o Centro Universitário FIAM-FAAM promove as Rodas de conversas, uma iniciativa da área de responsabilidade social com o intuito de fomentar a conscientização e a reflexão da comunidade acadêmica sobre diversidade cultural.

Alguns temas já abordados foram: diálogos de gênero e sexualidade no mundo, consumo consciente e sustentabilidade, violência sexual e prevenção, liberdade religiosa.

Roda de conversas
Global Days Of Service

Global Days Of Service

O Global Days of Service visa promover atividades voltadas à conscientização e ao bem-estar social e cultural por meio da prestação de serviços gratuitos à comunidade. Com a participação do corpo acadêmico e dos colaboradores do Centro Universitário FIAM-FAAM, são realizadas:

Ação da Saúde: visa conscientizar e atender a comunidade interna e externa da Instituição em questões de saúde, promovendo a melhora da qualidade de vida, a redução da morbidade e da mortalidade de uma comunidade;

Atendimentos Jurídicos: o Núcleo de Práticas Jurídicas (Juizado Especial Cível – JEC) disponibiliza suporte jurídico à comunidade, com a oferta de serviços gratuitos prestados por estudantes voluntários e professores orientadores;

Projeto Construindo Sonhos: promove campanhas de arrecadação para auxiliar Organizações Não Governamentais (ONGs). O projeto tem ações pontuais desenvolvidas pelo FIAM-FAAM e conta com a participação dos colaboradores e professores.

Campanhas de doação

Ao longo do ano, o Centro Universitário FMU também promove uma série de Campanhas de doação em suas diversas unidades, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social das comunidades do seu entorno e estimular a cidadania e a solidariedade entre os estudantes, docentes e colaboradores.

Confira as campanhas em andamento:

Campanha de Arrecadação de Tampinhas Plásticas – Ecopet

Contribua para a causa animal e ambiental: separe suas tampinhas e entregue nos coletores que estão disponíveis nos prédios. Importante: as tampinhas devem estar limpas, para evitar insetos indesejáveis e mau odor nos coletores. E atenção: só valem tampinhas plásticas, como tampas de garrafas de água e refrigerante, de pasta de dentes, de shampoos, de produtos de limpeza (como amaciantes e sabão líquido) e de alimentos (como achocolatados e maionese), entre outras.
As tampinhas coletadas serão vendidas para reciclagem, com 100% da renda revertida para o Abrigo Anjo Gabriel, uma ONG de proteção animal localizada em São Miguel Paulista.

Pontos de coleta:
Santo Amaro – Av. Santo Amaro, 1239
Complexo Tágua – Av. Liberdade, 899
Prédio 10 – Av. Liberdade, 654
Prédio 13 – Rua Taguá, 337
Hovet – Rua Ministro Nelson Hungria, 541
Vila Mariana I – Av. Lins de Vasconcelos, 3406

Campanha de Arrecadação de Alimentos – Trote Solidário
Traga sua doação de alimentos não perecíveis. A sua doação será destinada para cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Pontos de coleta:
Complexo Tágua – Av. Liberdade, 899
Hovet – Rua Ministro Nelson Hungria, 541
Santo Amaro – Av. Santo Amaro, 1239

Campanha do Agasalho

O inverno e suas baixas temperaturas chegaram, assim como a necessidade de aquecer os dias e noites de pessoas vulneráveis!

O Centro Universitário FMU em parceria com o Instituto Devolver, desenvolveu a Campanha Solidária do Agasalho 2022, que procura arrecadar doações de vestimentas variadas, para aqueles que passam por dificuldades financeiras ou se encontram em situação de rua.

Para doar é bem simples, e você pode escolher entre a retirada agendada, basta acessar o site: *www.institutodevolver.org.br* pelo E-commerce Social ou Agendamento de Coleta via WhatsApp (11) 99942-1488.

E este ano temos uma GRANDE NOVIDADE, onde você pode optar e fazer sua doação em um dos 3 (três) pontos de coletas presenciais nos nossos Campus relacionados abaixo:

Pontos de coleta:
Complexo Tágua – Av. Liberdade, 899
Hovet – Rua Ministro Nelson Hungria, 541
Santo Amaro – Av. Santo Amaro, 1239

Faça o inverno de alguém mais feliz, seguro e quentinho.
Vamos juntos aquecer o coração de quem mais precisa?!

Semana de Responsabilidade Social

Semana de Responsabilidade Social

O Centro Universitário FMU participa da Semana de Responsabilidade Social, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), realizando atendimentos nas áreas da Saúde e Qualidade de Vida, Saúde Animal, Cidadania, Arte, Cultura e Educação.

Algumas das atividades realizadas durante essa semana são:

Evento Mundial World Cleaned Up Day: iniciativa que promove, a partir de uma ação coletiva para coleta de lixo nos arredores da FMU, a conscientização sobre o descarte irregular de resíduos nas ruas, além de promover o debate sobre o impacto social dos resíduos e o papel dos catadores.

Ação Saúde: iniciativa que promove saúde por meio de atendimentos e orientações à comunidade acadêmica e do entorno do campus Santo Amaro. Em 2019, foram realizados 11.091 atendimentos e orientações nos variados stands dos cursos. Além dos vários atendimentos e orientações oferecidos, como Exame de Papanicolau, testagem para glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação contra gripe e febre amarela, vacinação para animais, tratamentos estéticos, triagem odontológica, atendimento psicológico e nutricional. A ação também contou com a participação de uma equipe da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que realizou testagem para HIV, Sífilis e Hepatite C.

Em 2020 e 2021, a Ação de Saúde aconteceu de forma virtual, em ambientes remotos, oferecendo assim, segurança e prevenção da expansão da COVID-19.

O projeto contou com o envolvimento de professores e alunos dos cursos de Graduação da Escola das Ciências da Saúde e Bem-Estar (CISBEM) e da Escola de Medicina Veterinária, para oferecer à sociedade orientações sobre a prevenção de doenças e práticas de promoção à saúde, como palestras, workshops e tele-aulas.

No ano de 2020, a Ação Saúde virtual beneficiou mais de 8 mil pessoas e em 2021, contou com mais de 14 mil beneficiados.

A Ação Saúde, em 2022, volta ao formato presencial, porém, agora de forma tri-campi (Santo Amaro, Liberdade e Ponte Estaiada) com atendimentos e orientações de saúde humana, animal e ações de meio-ambiente. Além das atividades presenciais, o evento também contempla mais de 20 LIVES, oferecendo informações e atualizações em saúde.

Maratona de Responsabilidade Socioambiental: A Maratona promovida pelo Núcleo de Estudos do Meio Ambiente – NEMA debate aspectos socioculturais da sociedade brasileira e os impactos no meio ambiente, ampliando os estudos em iniciação científica com foco na temática de sustentabilidade.

Projeto Limpa Brasil

A parceria firmada entre o Centro Universitário FIAM-FAAM e o Instituto Limpa Brasil, no segundo semestre de 2018, visa mobilizar e engajar a sociedade com atividades práticas e lúdicas que corroborem para a conscientização da população para a reciclagem e o descarte adequado do lixo.

Com o apoio de colaboradores, docentes, alunos e do NEMA (Núcleo de Estudos do Meio Ambiente), já foram distribuídas centenas de sementes de árvores e realizados mutirões de limpeza próximo aos campis, além de ações de mobilização e engajamento da sociedade e campanhas de conscientização ambiental.

A Instituição também passa a integrar o World CleanUp Day, realizado mundialmente em 15 de setembro pelos 150 países que integram o Movimento Let’s do It!, maior movimento mundial em prol da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

Projeto Limpa Brasil
Médicos do Mundo – Laboratórios de Rua

Médicos do Mundo – Laboratórios de Rua

Uma das premissas do Centro Universitário FMU é a formação técnico-profissional empática e socialmente responsável de seus alunos. A partir deste objetivo, estudantes em fase de estágio são estimulados a participarem de programas sociais, cujo objetivo é o atendimento às minorias, muitas vezes constituídas por comunidades carentes e socialmente vulneráveis.

Os estagiários do curso de Biomedicina do Centro Universitário FMU têm realizado trabalhos sociais de atendimento às pessoas em situação de rua, em parceria com a ONG Médicos do Mundo – no projeto Laboratórios de Rua. Esta ONG atua mundialmente, a partir da benevolência de profissionais da saúde para levar ajuda humanitária a populações vulneráveis.

A parceria entre o Centro Universitário a FMU e a ONG Médicos do Mundo começou no ano de 2019 e desde então, centenas de estudantes vêm contribuindo com a saúde e o bem-estar de pessoas em situação de rua, nas regiões da Estação da Luz e do Pátio do Colégio, São Paulo. Grupos de estagiários de Biomedicina atuam em conjunto com os profissionais da ONG no projeto Laboratórios de Rua.

O projeto Laboratório de Rua oferece aconselhamentos, testes de triagem para infecções sexualmente transmissíveis (IST), teste de gravidez, glicemia capilar e teste de COVID a todo o público-alvo mensalmente.

A partir do atendimento laboratorial realizado, muitas pessoas são apresentadas a serviços públicos de acolhimento e desenvolvimento social, promovendo assim a oportunidade de terem uma vida mais digna e com saúde.