WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Tecnólogo

Duração:

Duração:

4 Semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O Curso de Fotografia tem o objetivo de formar profissionais criativos, críticos e inovadores por meio da prática, da técnica e do domínio da estética fotográfica, desempenhando as diversas funções relacionadas à área, com competência para realizar projetos fotográficos e gerir negócios com visão empreendedora. Dominar máquinas, lentes e filmes, bem como técnicas de iluminação e enquadramento, e conhecer as várias tecnologias digitais de tratamento e manipulação de imagens para manter constantemente atualizadas, são marcas objetivas importantes do curso.

Habilidades adquiridas

>
Formar profissionais aptos a identificar as necessidades e interpretar os briefings dos clientes em qualquer segmento de mercado.
>
Preparar o aluno para planejar o processo de produção fotográfica, levando em consideração a especificidade de cada projeto.
>
Desenvolver no estudante a capacidade de realizar os registros fotográficos em estúdio ou locações, iluminando as cenas e operando os equipamentos fotográficos, de acordo com o planejamento, através das especificidades técnicas.
>
Possibilitar uma formação que permita ao profissional gerenciar o processo de produção fotográfica, dirigindo e coordenando os setores técnicos.
>
Capacitar o estudante para ampliar, revelar, restaurar, retocar, manipular e tratar digitalmente imagens fotográficas.
>
Disponibilizar uma formação que permita ao estudante avaliar e emitir parecer técnico na área de produção fotográfica.

Carreira e mercado de trabalho

O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado nos seguintes espaços: agências de comunicação e de publicidade, escritórios e/ou núcleos de design, empresas públicas e privadas, portais de informação, produtoras de conteúdos digitais, agências digitais, provedores de acesso, produtoras audiovisuais. Além disso, pense também na situação do mercado e na oferta de trabalho. Estamos passando por muitas transformações e os negócios estão migrando para o ambiente virtual.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 1.500,00

Áreas de atuação

Marketing digital.

Marketing digital.

Fotografia de produto.

Fotografia de produto.

Fotografia gastronômica.

Fotografia gastronômica.

Fotografia social.

Fotografia social.

Fotojornalismo.

Fotojornalismo.

Fotografia de moda.

Fotografia de moda.

Diferenciais

Docentes experientes focados em formar profissionais aptos a identificar as necessidades e interpretar os briefings dos clientes em qualquer segmento de mercado.

Preparar o aluno para planejar o processo de produção fotográfica, levando em consideração a especificidade de cada projeto.

Desenvolver no estudante a capacidade de realizar os registros fotográficos em estúdio ou locações, iluminando as cenas e operando os equipamentos fotográficos de acordo com o planejamento, através das especificidades técnicas.

Possibilitar uma formação que permita ao profissional gerenciar o processo de produção fotográfica, dirigindo e coordenando os setores técnicos.

Capacitar o estudante para ampliar, revelar, restaurar, retocar, manipular e tratar digitalmente imagens fotográficas.

Disponibilizar uma formação que permita ao estudante avaliar e emitir parecer técnico na área de produção fotográfica.

Matriz curricular

ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO VISUAL
FOTOGRAFIA
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
FOTOGRAFIA SOCIAL
FOTOJORNALISMO
ILUMINAÇÃO E TÉCNICAS DE ESTÚDIO
TRATAMENTO DE IMAGEM
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CULTURA DIGITAL
DIREÇÃO DE ARTE PARA AUDIOVISUAL
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
GESTÃO DE EVENTOS
LEIS DE INCENTIVO
OPTATIVA
ARTE URBANA
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
LABORATÓRIO E REPERTÓRIO VISUAL
ARTE E CULTURA LATINO-AMERICANA
PORTFÓLIO E INOVAÇÃO EM FOTOGRAFIA

Disciplinas
24
Disciplinas

Horas de aula
1650
Horas de aula

Coordenação

Prof. Dr. Fernando Albino Leme

Prof. Dr. Fernando Albino Leme

A coordenação do curso é exercida pelo professor Fernando Albino Leme, Doutor em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista. O professor possui artigos publicados na área de estudos da Comunicação e diversas produções técnicas e artístico-culturais, como: programas televisivos e vídeos artísticos. Possui 18 anos de experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Televisão e Vídeo, atuando em projetos audiovisuais. Dirigiu e produziu programas de televisão em emissoras da cidade de São Paulo. Trabalhou durante 13 anos na TV Bandeirantes. Possui três prêmios na área da Comunicação, sendo um Prêmio Esso, um Prêmio Allianz de Jornalismo e um Prêmio CNA. O professor possui 18 anos de atuação como docente.