WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Tecnólogo

Duração:

Duração:

4 Semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O Curso de Fotografia tem o objetivo de formar profissionais criativos, críticos e inovadores por meio do domínio da estética fotográfica, desempenhando as diversas funções relacionadas à área, com competência para realizar projetos fotográficos e gerir negócios com visão empreendedora. Dominar máquinas, lentes e filmes, bem como técnicas de iluminação e enquadramento, e conhecer as várias tecnologias digitais de tratamento e manipulação de imagens para manter constantemente atualizadas, são marcas objetivas importantes do curso.

Habilidades adquiridas

>
Formar profissionais aptos a identificar as necessidades e interpretar os briefings dos clientes em qualquer segmento de mercado.
>
Preparar o aluno para planejar o processo de produção fotográfica, levando em consideração a especificidade de cada projeto.
>
Desenvolver no estudante a capacidade de realizar os registros fotográficos em estúdio ou locações, iluminando as cenas e operando os equipamentos fotográficos, de acordo com o planejamento, através das especificidades técnicas.
>
Possibilitar uma formação que permita ao profissional gerenciar o processo de produção fotográfica, dirigindo e coordenando os setores técnicos.
>
Capacitar o estudante para ampliar, revelar, restaurar, retocar, manipular e tratar digitalmente imagens fotográficas.
>
Disponibilizar uma formação que permita ao estudante avaliar e emitir parecer técnico na área de produção fotográfica.

Carreira e mercado de trabalho

O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado nos seguintes espaços: agências de comunicação e de publicidade, escritórios e/ou núcleos de design, empresas públicas e privadas, portais de informação, produtoras de conteúdos digitais, agências digitais, provedores de acesso, produtoras audiovisuais. Além disso, pense também na situação do mercado e na oferta de trabalho. Estamos passando por muitas transformações e os negócios estão migrando para o ambiente virtual.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 1.500,00

Áreas de atuação

Marketing digital.

Marketing digital.

Fotografia de produto.

Fotografia de produto.

Fotografia gastronômica.

Fotografia gastronômica.

Fotografia social.

Fotografia social.

Fotojornalismo.

Fotojornalismo.

Fotografia de moda.

Fotografia de moda.

Diferenciais

Docentes experientes focados em formar profissionais aptos a identificar as necessidades e interpretar os briefings dos clientes em qualquer segmento de mercado.

Preparar o aluno para planejar o processo de produção fotográfica, levando em consideração a especificidade de cada projeto.

Desenvolver no estudante a capacidade de realizar os registros fotográficos em estúdio ou locações, iluminando as cenas e operando os equipamentos fotográficos de acordo com o planejamento, através das especificidades técnicas.

Possibilitar uma formação que permita ao profissional gerenciar o processo de produção fotográfica, dirigindo e coordenando os setores técnicos.

Capacitar o estudante para ampliar, revelar, restaurar, retocar, manipular e tratar digitalmente imagens fotográficas.

Disponibilizar uma formação que permita ao estudante avaliar e emitir parecer técnico na área de produção fotográfica.

Matriz curricular

ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO VISUAL
FOTOGRAFIA
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
FOTOGRAFIA SOCIAL
FOTOJORNALISMO
ILUMINAÇÃO E TÉCNICAS DE ESTÚDIO
TRATAMENTO DE IMAGEM
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CULTURA DIGITAL
DIREÇÃO DE ARTE PARA AUDIOVISUAL
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
GESTÃO DE EVENTOS
LEIS DE INCENTIVO
OPTATIVA
ARTE URBANA
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
LABORATÓRIO E REPERTÓRIO VISUAL
ARTE E CULTURA LATINO-AMERICANA
PORTFÓLIO E INOVAÇÃO EM FOTOGRAFIA

Disciplinas
24
Disciplinas

Horas de aula
1650
Horas de aula

Projeto pedagógico

Coordenação

Isabella R. O. Goulart

Isabella R. O. Goulart

A coordenação do curso é exercida pela professora Isabella R. O. Goulart, Doutora e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, graduada em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 10 anos de experiência em audiovisual e está na Escola de Comunicação da FMU | FIAM-FAAM desde 2013, atuando na coordenação de cursos e ministrando disciplinas nas áreas de linguagem audiovisual, história do cinema, roteiro, produção audiovisual e metodologia de pesquisa científica, além de orientar inúmeros Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados e Iniciação Científica. Participou de diversas associações nos campos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, como a HoMER Network, a Society For Cinema and Media Studies (SCMS), a Latin American Studies Association (LASA), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), em que coordena o Seminário Temático de Cinema no Brasil.