WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Bacharelado

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial

Sobre o curso

O curso de Jornalismo do Centro Universitário FIAM-FAAM forma profissionais preparados para os desafios da profissão, por meio de pontos fundamentais, como o perfil dinâmico das aulas e o incentivo às atividades práticas. Nosso objetivo é prepará-lo para as melhores oportunidades do mercado de trabalho, promovendo uma mudança efetiva em sua vida profissional e pessoal.
Apesar de possuir mais de 45 anos de tradição, nosso curso tem uma metodologia de ensino moderna e adaptada aos novos desafios da era digital. Durante os estudos, você conhecerá os fundamentos teóricos da profissão, aprenderá na prática a produzir conteúdo para os mais variados veículos de comunicação e compreenderá as transformações que o jornalismo pode promover na sociedade.

Habilidades adquiridas

>
Compreender os fundamentos teóricos e práticos da profissão e dominar ferramentas tecnológicas, de áudio, vídeo, som, foto e diagramação.
>
Dominar técnicas de entrevista e de reportagem para as diferentes mídias e terá desenvoltura nos processos comunicativos.
>
Desenvolver visão empreendedora, seu senso crítico, seu comprometimento ético e a sua capacidade de buscar as informações que são mais importantes para a sociedade.
>
Encarar os desafios da profissão, sempre com ética profissional e responsabilidade social.

Carreira e mercado de trabalho

Como jornalista, você poderá atuar em veículos tradicionais, como jornais, revistas, e emissoras de rádio e TV. Além disso, existem oportunidades em plataformas de comunicação digital, como sites, blogs e mídias sociais. Você também poderá trabalhar em empresas públicas e privadas, ONGs, sindicatos e diversas entidades que se comunicam por meio de assessorias de imprensa, veículos institucionais, revistas, sites e blogs corporativos. Jornalismo comunitário e local também é uma oportunidade que o profissional estará apto a desbravar.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 5.000

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 25.000

Áreas de atuação

 Redações, assessorias de imprensa, agências de comunicação digital, empresas e organizações do terceiro setor.<br />

Redações, assessorias de imprensa, agências de comunicação digital, empresas e organizações do terceiro setor.

Diferenciais

Atividade prática

Atividade prática

Incentivamos o contato com a prática profissional desde o início do curso, em disciplinas como Radiojornalismo, Assessoria de Comunicação, Telejornalismo, Jornal Laboratório e Jornalismo Digital. Além disso, estimulamos as atividades de extensão e pesquisa, por meio da iniciação científica e dos exercícios complementares.

Parcerias e convênios

Parcerias e convênios

Possuímos parcerias e convênios que contribuem para a sua formação profissional, como a extensão curricular com a Rede Bandeirantes, Rede Record, Rede Globo e a Cátedra de Jornalismo “Octávio Frias de Oliveira”, em parceria com o jornal Folha de S. Paulo.

AICom

AICom

Você contará com o apoio da Agência Integrada de Comunicação (AICom), na qual os alunos podem atuar como estagiários, participar de coberturas de eventos, produzir reportagens em diversos formatos e vivenciar o jornalismo na prática.

Estrutura

Estrutura

Contamos com uma completa e moderna estrutura de biblioteca, que permite o acesso às principais redes de informação on-line e a milhares de títulos e artigos de conceituadas bases de pesquisa. Além de estúdios de imagem, edição, fotografia e laboratórios de informática.

Matriz curricular

Antropologia e cultura brasileira
Arte, cultura e estética
Assessoria de comunicação
Atividades complementares
Comunicação
Comunicação integrada
Comunicação visual
Cultura digital
Desafios contemporâneos
Desenvolvimento humano e social
Documentário em vídeo
Empreendedorismo
Estágio supervisionado em jornalismo
Ética e legislação no jornalismo
História contemporânea: até a nova ordem mundial
Imagem gráfica digital
Jornalismo científico e cultural
Jornalismo de dados
Jornalismo digital
Jornalismo local e esportivo
Jornalismo político e econômico
Metodologia científica
Optativa I
Optativa II
Práticas em jornalismo: conteúdos multiplataforma
Práticas em jornalismo: fotografia
Práticas em jornalismo: produção de jornal
Práticas em jornalismo: rádio
Práticas em jornalismo: revista
Práticas em jornalismo: televisão
Redação jornalística I
Redação jornalística II
Reportagens especiais
Sociologia da comunicação
Teorias da comunicação
Teorias do jornalismo
Trabalho de conclusão de curso em jornalismo I
Trabalho de conclusão de curso em jornalismo II

Disciplinas
38
Disciplinas

Horas de aula
3008
Horas de aula

Projeto pedagógico

Coordenação

Profª Me. Nicole Morihama

Profª Me. Nicole Morihama

Nicole Morihama, graduada pela Faculdade Cásper Líbero em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Comunicação Estratégica Global pela Universidade da Flórida (EUA). Mestre em Jornalismo, pelo FIAM-FAAM Centro Universitário.

Atuou na Comunicação Social da Infraero. Por cerca de dez anos integrou a equipe da Comunicação Institucional e Responsabilidade Social da Petrobras.

Em sua carreira acadêmica, é docente e coordenadora Relações Públicas, Jornalismo e CST em Comunicação Institucional do Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM, da rede Farallon Latin America. Professora da pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Faz parte, desde 2010, da comissão de avaliação de produção acadêmica da ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas. Embaixadora, desde 2017, do OCI - Observatório de Comunicação Institucional, em São Paulo. Membro do CONSUNEPE - Conselho Superior Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão do FIAM-FAAM Centro Universitário, em representação aos docentes da graduação, desde abril de 2020.

Além de ser Diretora de Educação Inovadora e Head de Comunicação do Instituto Bold, desde fev de 2019.

Conselheira Efetiva da Gestão 2019-2025 do CONRERP - Conselho Regional de Relações Públicas SP e PR.

Atos autorizativos

Ato Autorizativo

Portaria MEC nº 4.327, de 22/12/2004, publicada no DOU nº. 246, de 23.12.2004, Seção I, p. 34