WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Bacharelado

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Avaliação do MEC:

Avaliação do MEC: 4

Sobre o curso

O Curso de Rádio e TV do FIAM-FAAM forma profissionais com uma visão ética e global da profissão. Durante os estudos, você conhecerá as técnicas e conceitos de planejamento, criação, produção e direção de produtos audiovisuais.
Por meio de um programa de ensino inovador, você terá acesso ao conteúdo teórico e será incentivado a realizar atividades práticas em sala de aula, estúdios e laboratórios especializados.
A grade curricular do curso é completa e leva em conta as novas exigências do mercado multimídia, compreendendo as mídias digitais mais modernas. Além disso, você será orientado por um excelente corpo docente, formado por professores experientes, atualizados e atuantes no mercado de trabalho.

Habilidades adquiridas

>
Criar roteiros originais para as mais diversas produções audiovisuais, além de desenvolver pesquisas e produzir e documentários, programas de televisão e filmes.
>
Editar e finalizar produções analógicas e digitais, orçar projetos de rádio e TV e compreender as incidências culturais, éticas e emocionais da produção audiovisual.
>
Desenvolvimento de competências importantes para destacar-se no mercado de trabalho, por meio de disciplinas diferenciadas, como Planejamento de Carreira e Desafios Contemporâneos.
>
Atuar diretamente no mercado de comunicação com ética profissional e responsabilidade social.

Carreira e mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os profissionais de Rádio e TV é amplo e oferece muitas oportunidades. É possível atuar nas áreas de produção, roteiro, cenografia, iluminação, edição e direção de filmes, novelas, séries, documentários e peças publicitárias. Existem oportunidades de carreira em emissoras de rádio e TV, produtoras de vídeo, agências de comunicação e produtoras de cinema.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 9.527,63

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 155.475,96

Áreas de atuação

O curso de Rádio e TV forma profissionais com um perfil bastante prático. Ao término do curso, os alunos podem atuar nas áreas de redação/roteiro, locução, sonoplastia, cenografia, edição e pesquisa, coordenando e prestando consultoria para essas produções em emissoras radiofônicas ou televisivas, produtoras de áudio e vídeo, cinema e agências de propaganda.<br />
Além disso, o curso forma um profissional de ponta, capaz de atender o mercado das rádios e TVs brasileiras, e preparado para a criação, produção e direção de produtos audiovisuais.<br />

O curso de Rádio e TV forma profissionais com um perfil bastante prático. Ao término do curso, os alunos podem atuar nas áreas de redação/roteiro, locução, sonoplastia, cenografia, edição e pesquisa, coordenando e prestando consultoria para essas produções em emissoras radiofônicas ou televisivas, produtoras de áudio e vídeo, cinema e agências de propaganda.
Além disso, o curso forma um profissional de ponta, capaz de atender o mercado das rádios e TVs brasileiras, e preparado para a criação, produção e direção de produtos audiovisuais.

Diferenciais

Rádio FIAM-FAAM E Web TV FIAM-FAAM

Rádio FIAM-FAAM E Web TV FIAM-FAAM

A Rádio FIAM-FAAM oferece aos alunos a oportunidade de exercer as funções de roteiristas, produtores e apresentadores. A Web TV FIAM-FAAM tem como objetivo auxiliar os alunos no desenvolvimento de produções em vídeo. Ambas proporcionam ao estudante a oportunidade de colocar em prática grande parte do conhecimento adquirido em sala de aula e, consequentemente, o deixam mais seguro e preparado para ingressar no mercado de trabalho.

Ensino completo

Ensino completo

O programa de ensino do curso superior de Rádio, TV e Internet é completo e inovador. Além de adquirir o conhecimento técnico e teórico, você será incentivado a participar de atividades práticas e extracurriculares, como projetos autorais, palestras, festivais, debates, oficinas e concursos estudantis. Para isso, a FMU conta com uma moderna e completa estrutura, com salas específicas, estúdios e laboratórios.

Atividades práticas

Atividades práticas

O curso de Rádio, TV e Internet do FIAM-FAAM tem foco na aprendizagem prática e na empregabilidade. A instituição tem convênios de estágio com importantes empresas de comunicação, como o Grupo Bandeirantes de Comunicação, a Rádio Jovem Pan e o Grupo Folha. Isso possibilita o ingresso no mercado de trabalho ainda durante o andamento do curso.

Corpo docente especializado

Corpo docente especializado

Para assegurar a qualidade do ensino, o curso de Rádio, TV e Internet do FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores. Você será orientado por profissionais capacitados, que compartilham não apenas o conhecimento teórico, mas também suas experiências de sucesso na profissão.

Matriz curricular

COMUNICAÇÃO VISUAL
COMUNICAÇÃO
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
ROTEIRO AUDIOVISUAL
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ROTEIRO FICCIONAL E NARRATIVA TRANSMÍDIA
TV E CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CAPTAÇÃO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO
DIREÇÃO EM RÁDIO E MÍDIAS SONORAS
TRILHA SONORA E LINGUAGEM MUSICAL
RÁDIO E CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
DOCUMENTÁRIO E FORMATOS DE NÃO FICÇÃO
EDIÇÃO DE VÍDEO
GESTÃO E PRODUÇÃO EM VÍDEO E TV
LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO
CASTING E COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
DIREÇÃO DE ARTE PARA AUDIOVISUAL
DESAFIOS CONTEMPOR NEOS
PÓS-PRODUÇÃO E EFEITOS VISUAIS
OPTATIVA
PROGRAMAÇÃO, AUDIÊNCIA E NEGÓCIOS
PROJETOS E INOVAÇÃO EM RTVI
FOTOGRAFIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RÁDIO, TV E INTERNET I
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
DIREÇÃO EM TV E MÍDIAS AUDIOVISUAIS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM RÁDIO, TV E INTERNET
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RÁDIO, TV E INTERNET II

COMUNICAÇÃO VISUAL
COMUNICAÇÃO
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
FOTOGRAFIA
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
EDIÇÃO DE VÍDEO
ROTEIROS AUDIOVISUAIS: DOCUMENTÁRIO E PRODUÇÕES SONORAS
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CRÍTICA DE CINEMA
CAPTAÇÃO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO
CURADORIA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM COMUNICAÇÃO
ROTEIROS AUDIOVISUAIS: FICÇÃO E NARRATIVA TRANSMÍDIA
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
PRODUÇÃO EXECUTIVA
PÓS-PRODUÇÃO E EFEITOS VISUAIS
CASTING E COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO I
GESTÃO E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EM MÍDIAS AUDIOVISUAIS
DIREÇÃO EM MÍDIAS SONORAS
OPTATIVA I
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO II
TRILHA SONORA E LINGUAGEM MUSICAL
LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO
OPTATIVA II
REALIDADE AUMENTADA
CINEMATOGRAFIA E DIREÇÃO DE ARTE
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO III
DIREÇÃO EM AUDIOVISUAL
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
ECONOMIA DA CULTURA E DO AUDIOVISUAL
ANIMAÇÃO PARA MULTIMÍDIA
DOCUMENTÁRIO E FORMATOS DE NÃO FICÇÃO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM RÁDIO, TV E INTERNET
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RÁDIO, TV E INTERNET II

Disciplinas
34
Disciplinas

Horas de aula
2728
Horas de aula

Projeto pedagógico

Coordenação

Isabella R. O. Goulart

Isabella R. O. Goulart

A coordenação do curso é exercida pela professora Isabella R. O. Goulart, Doutora e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, graduada em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 10 anos de experiência em audiovisual e está na Escola de Comunicação da FMU | FIAM-FAAM desde 2013, atuando na coordenação de cursos e ministrando disciplinas nas áreas de linguagem audiovisual, história do cinema, roteiro, produção audiovisual e metodologia de pesquisa científica, além de orientar inúmeros Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados e Iniciação Científica. Participou de diversas associações nos campos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, como a HoMER Network, a Society For Cinema and Media Studies (SCMS), a Latin American Studies Association (LASA), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), em que coordena o Seminário Temático de Cinema no Brasil.

Atos autorizativos

Ato Autorizativo

Portaria MEC nº 315, de 2/08/2011, publicada no DOU nº 149, de 04.08.2011, Seção I, p. 27.