Diálogos de Arquitetura 2023 – Energia Limpa e Acessível

Eventos

16/03/2023

Diálogos de Arquitetura 2023 – Energia Limpa e Acessível

Este semestre o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIAM-FAAM traz o tema “Energia Limpa e Acessível”, alinhado às políticas institucionais de Responsabilidade Socioambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). O evento começa nesta sexta-feira, 17, com a palestra de Joyce Françoso Oliveira (Veolia Brasil) sobre transição energética e descarbonização. Na sequência, Monica Dolce (Dolce Arquitetura) e Ernani Krohling Peruzzo (Integrative) trarão contribuições da eficiência energética para o edifício. Rosana Santos (E+ e RRSenergia), por sua vez, irá discorrer sobre o panorama energético no Brasil e no mundo. Finalizando o evento, Fábio Namiki (NK&F) irá compartilhar as estratégias específicas de eficiência energética nas cidades da Nova Zelândia.

As palestras vão do dia 17/03 e se encerram em 10/05. Serão todas remotas, via Zoom, e as inscrições deverão ser feitas pelo Sympla.

PROGRAMAÇÃO:

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E A DESCARBONIZAÇÃO
Joyce Françoso Oliveira
17/03, sexta-feira, das 17h às 18h30

ESTRATÉGIAS NO EDIFÍCIO PARA CONFORTO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Monica Dolce
23/03, quinta-feira, das 17h às 18h30

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS EDIFICAÇÕES E FONTES ALTERNATIVAS
Ernani Krohling Peruzzo14/04, sexta-feira, das 17h às 18h30

PANORAMA ENERGÉTICO NO BRASIL E NO MUNDO
Rosana Santos
26/04, quarta-feira, das 17h às 18h30

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: ESTRATÉGIAS NA NOVA ZELÂNDIA
Fábio Namiki
10/05, quarta-feira, das 17h às 18h30

Cada palestra dá direito a cinco horas de atividades complementares (livre ou obrigatória), com bônus de 15h para a participação mínima em três ou de 25h para participação em todas as cinco palestras. Para a validação das horas, além da inscrição, é preciso a presença mínima de 1h e o preenchimento do formulário que será enviado na ocasião.

O evento conta com a parceria com o curso de Engenharia Ambiental da FMU.