WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Tecnólogo

Duração:

Duração:

6 Semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso de Produção Cultural, com duração de três anos, promove uma visão ampla e integrada de todas as etapas da produção de projetos culturais, em diferentes setores de atuação. A formação interdisciplinar e multivariada do tecnólogo prepara profissionais para trabalhar nas mais diversas áreas da produção cultural e de eventos, capacitando-os para o planejamento e a produção de projetos culturais, da organização, à divulgação, execução e prestação de contas. O curso oferece ao estudante repertórios essenciais sobre história da arte, teorias da comunicação, linguagem e economia política do audiovisual, organização e planejamento da produção, tópicos em legislação, mecanismos de financiamento e captação de recursos, formatação de projetos culturais, marketing e elaboração de planos de negócios para o setor cultural. A tendência global de transição de uma cultura industrial para a de serviços é promissora para a Economia Criativa e seus processos produtivos. Dessa forma, a qualificação através da graduação em um Curso Superior mais específico voltado à produção cultural torna-se um fator de destaque para os profissionais que irão atuar nesse segmento de mercado.

Habilidades adquiridas

>
O Curso de Produção Cultural prepara o estudante para realizar, produzir, organizar eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, esportivos e de divulgação científica, visando sempre a inovação.
>
A Faculdade de Produção Cultural forma profissionais aptos a elaborar projetos para captação de recursos para produções culturais, assim como gerenciar os recursos disponíveis para o evento.
>
Capacitar o estudante para avaliar, promover e controlar eventos culturais ou produtos de interesse da área.
>
Criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia.
>
Finalizar produção.
>
Demonstrar competências pessoais.
>
Implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia.

Carreira e mercado de trabalho

A demanda circulante neste setor tem feito aumentar recentemente a necessidade por profissionais especializados nas diversas áreas que compõem a cadeia produtiva. Da grafia analógico-digital à distribuição dos produtos midiáticos, observa-se no contexto das cidades como São Paulo o aumento significativo na necessidade de conteúdos audiovisuais, dadas as condições de acesso a eles, bem como das necessidades corporativas. Neste aspecto, as atuais possibilidades de se produzir e veicular conteúdos audiovisuais em sistemas digitais pela Internet e dispositivos portáveis, como os smartphones e tablets, ampliam ainda mais as oportunidades para egressos do curso de Produção Cultural.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 3.373,65

Áreas de atuação

Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.

Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.

Atividades de associações de defesa de direitos sociais.

Atividades de associações de defesa de direitos sociais.

Locação de mão-de-obra temporária.

Locação de mão-de-obra temporária.

Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte.

Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte.

Serviços de assistência social sem alojamento.

Serviços de assistência social sem alojamento.

Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares.

Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares.

Produção musical.

Produção musical.

Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.

Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.

Agenciamento de espaços para publicidade.

Agenciamento de espaços para publicidade.

Diferenciais

Docentes qualificados e experientes com objetivo em formar produtores culturais a estarem aptos em produzir, organizar eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, esportivos e de divulgação científica, visando sempre à inovação, captar recursos, elaborar projetos para captação de recursos para produções culturais, assim como gerenciar os recursos disponíveis para o evento e avaliar, promover e controlar eventos culturais ou produtos de interesse da área.

Matriz curricular

ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
COMUNICAÇÃO
ECONOMIA E INDICADORES CULTURAIS
HISTÓRIA E PATRIMÔNIO
MÚSICA E CULTURA POP
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
EVENTOS CULTURAIS, ESPORTIVOS E SOCIAIS
FUNDAMENTOS DE MARKETING
CULTURA AUDIOVISUAL
CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA EVENTOS
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS
FOTOGRAFIA
OPTATIVA
MODA E MÍDIAS DIGITAIS
LEIS DE INCENTIVO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CURADORIA E CINEMA
ARTES CÊNICAS E MERCADO
EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
MARKETING CULTURAL
PESQUISA DE MERCADO
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA
CULTURA DIGITAL
GESTÃO DE EVENTOS
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
PROJETO INTEGRADO EM PRODUÇÃO CULTURAL I
CRIATIVIDADE, GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL E TERCEIRO SETOR
MARKETING DIGITAL
PROJETO INTEGRADO EM PRODUÇÃO CULTURAL II
RELACIONAMENTO COM MÍDIA

COMUNICAÇÃO VISUAL
COMUNICAÇÃO
FORMAÇÃO SOCIO-HISTÓRICA E POLÍTICA DO BRASIL
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
FOTOGRAFIA
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO
ARTE E CULTURA LATINO-AMERICANA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
EDIÇÃO DE VÍDEO
FUNDAMENTOS DE MARKETING
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
HISTÓRIA E PATRIMÔNIO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
PESQUISA DE MERCADO
CULTURA AUDIOVISUAL BRASILEIRA
DESIGN E CONTEÚDO EM PLATAFORMAS
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM COMUNICAÇÃO
LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO
IDENTIDADE, LÍNGUA E CULTURA
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
GEOPOLÍTICA E COMUNICAÇÃO GLOBAL
CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO I
COMUNICAÇÃO DIGITAL E GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS
CASTING E COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
CURADORIA
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
GESTÃO E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EM MÍDIAS AUDIOVISUAIS
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO II
PROJETO EM MÍDIA AUDIOVISUAL
OPTATIVA
ECONOMIA CRIATIVA
RESPONSABILIDADE SOCIAL E COMUNICAÇÃO COM TERCEIRO SETOR
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PROJETOS DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA
ECONOMIA DA CULTURA E DO AUDIOVISUAL
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO III
IMAGENS DIGITAIS

Disciplinas
35
Disciplinas

Horas de aula
2431
Horas de aula

Coordenação

Isabella R. O. Goulart

Isabella R. O. Goulart

A coordenação do curso é exercida pela professora Isabella R. O. Goulart, Doutora e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, graduada em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 10 anos de experiência em audiovisual e está na Escola de Comunicação da FMU | FIAM-FAAM desde 2013, atuando na coordenação de cursos e ministrando disciplinas nas áreas de linguagem audiovisual, história do cinema, roteiro, produção audiovisual e metodologia de pesquisa científica, além de orientar inúmeros Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados e Iniciação Científica. Participou de diversas associações nos campos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, como a HoMER Network, a Society For Cinema and Media Studies (SCMS), a Latin American Studies Association (LASA), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), em que coordena o Seminário Temático de Cinema no Brasil.