WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Tecnólogo

Duração:

Duração:

4 Semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

Formar profissionais aptos a desenvolver o planejamento, produção, a organização e a promoção de eventos culturais dos mais variados portes. Captar recursos, realizar pesquisas para avaliar a viabilidade de projetos e produzir ações de marketing e promoção de eventos, assim como administrar orçamentos de projetos culturais. Coordenar equipes multidisciplinares de eventos e atuar em negociações.

Habilidades adquiridas

>
Preparar o estudante para realizar, produzir, organizar eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, esportivos e de divulgação científica, visando sempre a inovação.
>
Formar profissionais aptos a elaborar projetos para captação de recursos para produções culturais, assim como gerenciar os recursos disponíveis para o evento.
>
Capacitar o estudante para avaliar, promover e controlar eventos culturais ou produtos de interesse da área.
>
Criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia.
>
Finalizar produção.
>
Demonstrar competências pessoais.
>
Implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia.

Carreira e mercado de trabalho

A demanda circulante neste setor tem feito aumentar recentemente a necessidade por profissionais especializados nas diversas áreas que compõem a cadeia produtiva. Da grafia analógico-digital à distribuição dos produtos midiáticos, observa-se no contexto das cidades como São Paulo o aumento significativo na necessidade de conteúdos audiovisuais, dadas as condições de acesso a eles, bem como das necessidades corporativas. Neste aspecto, as atuais possibilidades de se produzir e veicular conteúdos audiovisuais em sistemas digitais pela Internet e dispositivos portáveis, como os smartphones e tablets, ampliam ainda mais as oportunidades para egressos do curso de Produção Cultural.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 3.373,65

Áreas de atuação

Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.

Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.

Atividades de associações de defesa de direitos sociais.

Atividades de associações de defesa de direitos sociais.

Locação de mão-de-obra temporária.

Locação de mão-de-obra temporária.

Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte.

Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte.

Serviços de assistência social sem alojamento.

Serviços de assistência social sem alojamento.

Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares.

Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares.

Produção musical.

Produção musical.

Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.

Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.

Agenciamento de espaços para publicidade.

Agenciamento de espaços para publicidade.

Diferenciais

Docentes qualificados e experientes com objetivo em formar produtores culturais a estarem aptos em produzir, organizar eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, esportivos e de divulgação científica, visando sempre à inovação, captar recursos, elaborar projetos para captação de recursos para produções culturais, assim como gerenciar os recursos disponíveis para o evento e avaliar, promover e controlar eventos culturais ou produtos de interesse da área.

Matriz curricular

ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
COMUNICAÇÃO
ECONOMIA E INDICADORES CULTURAIS
HISTÓRIA E PATRIMÔNIO
MÚSICA E CULTURA POP
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
EVENTOS CULTURAIS, ESPORTIVOS E SOCIAIS
FUNDAMENTOS DE MARKETING
CULTURA AUDIOVISUAL
CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA EVENTOS
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS
FOTOGRAFIA
OPTATIVA
MODA E MÍDIAS DIGITAIS
LEIS DE INCENTIVO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CURADORIA E CINEMA
ARTES CÊNICAS E MERCADO
EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
MARKETING CULTURAL
PESQUISA DE MERCADO
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA
CULTURA DIGITAL
GESTÃO DE EVENTOS
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
PROJETO INTEGRADO EM PRODUÇÃO CULTURAL I
CRIATIVIDADE, GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL E TERCEIRO SETOR
MARKETING DIGITAL
PROJETO INTEGRADO EM PRODUÇÃO CULTURAL II
RELACIONAMENTO COM MÍDIA

Disciplinas
35
Disciplinas

Horas de aula
2431
Horas de aula

Coordenação

Prof. Dr. Fernando Albino Leme

Prof. Dr. Fernando Albino Leme

A coordenação do curso é exercida pelo professor Fernando Albino Leme, Doutor em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista. O professor possui artigos publicados na área de estudos da Comunicação e diversas produções técnicas e artístico-culturais, como programas televisivos e vídeos artísticos. Possui 18 anos de experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Televisão e Vídeo, atuando em projetos audiovisuais. Dirigiu e produziu programas de televisão em emissoras da cidade de São Paulo. Trabalhou durante 13 anos na TV Bandeirantes. Possui três prêmios na área da Comunicação, sendo um Prêmio Esso, um Prêmio Allianz de Jornalismo e um Prêmio CNA. O professor possui 18 anos de atuação como docente.