WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Bacharelado

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Avaliação do MEC:

Sobre o curso

O Curso de Relações Públicas do FIAM-FAAM prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho, por meio de um programa de ensino completo e inovador. Durante os estudos, você conhecerá as técnicas e conceitos de comunicação, redação, pesquisa de mercado, organização de eventos, novas mídias, assessoria de imprensa, marketing e muito mais.
O objetivo do curso é formar profissionais conscientes, competentes e éticos, que atendam às demandas da carreira. Para isso, o FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado por professores titulados mestres e doutores, além de possuir uma moderna estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios e salas específicas, onde você poderá participar de atividades práticas e desenvolver suas competências.

Habilidades adquiridas

>
Ao término do curso, você estará apto a analisar estrategicamente empresas de diversos setores e tamanhos, administrar a relação entre empresas e seus públicos internos e externos e produzir ações e eventos de comunicação.
>
Você saberá gerenciar crises de imagem, gerenciar equipes de comunicação on e offline e assessorar figuras públicas no que se relaciona à imagem e reputação.
>
Você será capaz de idealizar estratégias de relacionamento digital e interpessoal, atuar na ouvidoria de grandes empresas e gerar conteúdos atraentes, a fim de despertar o interesse e engajamento do público

Carreira e mercado de trabalho

Você poderá atuar nos setores de Comunicação, Relações Públicas e Marketing de empresas dos mais variados setores e portes, prestar assessoria e consultoria de imprensa para empresas e personalidades públicas, atuar em agências de comunicação, ocupar cargos em órgãos públicos e organizações não-governamentais. Além disso, há a possibilidade de atuar como profissional autônomo e empreender em seu próprio negócio.

Média salarial

no início da carreira:

R$5.000,00

Salário máximo

de um profissional da área:

R$25.000,00

Áreas de atuação

Comunicação, Relações Públicas e Marketing<br />

Comunicação, Relações Públicas e Marketing

Diferenciais

Grade Curricular

Grade Curricular

O curso de Relações Públicas do FIAM-FAAM tem como objetivo atender às necessidades do mercado brasileiro, visando orientar o aluno a crescer com responsabilidade social. Para isso, contamos com uma grade curricular completa e atualizada, que acompanha as demandas de um mercado em constante movimento e crescimento.

Atividades práticas

Atividades práticas

Você será incentivado a participar de atividades práticas desde o início do curso. Para isso, o FIAM-FAAM conta com uma moderna estrutura de aprendizagem, formada por salas específicas e laboratórios. Você também contará com a estrutura da Agência Integrada de Comunicação, onde os alunos podem trabalhar de forma integrada com os profissionais de outras áreas da comunicação, como Publicidade, Jornalismo e Rádio e TV.

Corpo docente especializado

Corpo docente especializado

O FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores. Durante o curso, você será orientado por profissionais competentes e atuantes no mercado de trabalho, que estão dispostos a compartilhar não apenas o conhecimento técnico e teórico, mas também as suas experiências de sucesso na profissão.

Matriz curricular

Antropologia e cultura brasileira
Arte, cultura e estética
Assessoria e consultoria em comunicação
Atividades complementares
Cerimonial, protocolo e etiqueta
Comunicação
Comunicação integrada
Comunicação pública
Comunicação visual
Cultura digital
Desafios contemporâneos
Desenvolvimento humano e social
Empreendedorismo
Estágio supervisionado em relações públicas
Estudos contemporâneos em relações públicas
Ética e legislação em relações públicas
Fotografia
Fundamentos de marketing
Gestão de comunicação em rede
Gestão de crises
Gestão de eventos
Gestão de stakeholders
Liderança, cultura e comportamento organizacional
Linguagem audiovisual
Linguagem e discurso
Metodologia científica
Métricas e avaliação de resultados
Optativa
Pesquisa de mercado
Pesquisa de opinião
Práticas em relações públicas: comunicação com terceiro setor
Práticas em relações públicas: comunicação institucional
Práticas em relações públicas: comunicação interna
Práticas em relações públicas: comunicação mercadológica
Redação em relações públicas
Relacionamento com mídia
Relações públicas governamentais
Responsabilidade social e terceiro setor
Teorias da comunicação
Teorias de relações públicas
Trabalho de conclusão de curso em relações públicas I
Trabalho de conclusão de curso em relações públicas II

Disciplinas
44
Disciplinas

Horas de aula
3205
Horas de aula

Coordenação

Profª Me. Nicole Morihama

Profª Me. Nicole Morihama

Nicole Morihama, graduada pela Faculdade Cásper Líbero em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Comunicação Estratégica Global pela Universidade da Flórida (EUA). Mestre em Jornalismo, pelo FIAM-FAAM Centro Universitário.

Atuou na Comunicação Social da Infraero. Por cerca de dez anos integrou a equipe da Comunicação Institucional e Responsabilidade Social da Petrobras.

Em sua carreira acadêmica, é docente e coordenadora Relações Públicas, Jornalismo e CST em Comunicação Institucional do Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM, da rede Farallon Latin America. Professora da pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Faz parte, desde 2010, da comissão de avaliação de produção acadêmica da ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas. Embaixadora, desde 2017, do OCI - Observatório de Comunicação Institucional, em São Paulo. Membro do CONSUNEPE - Conselho Superior Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão do FIAM-FAAM Centro Universitário, em representação aos docentes da graduação, desde abril de 2020.
Além de ser Diretora de Educação Inovadora e Head de Comunicação do Instituto Bold, desde fev de 2019.
Conselheira Efetiva da Gestão 2019-2025 do CONRERP - Conselho Regional de Relações Públicas SP e PR.

Atos autorizativos

Ato Autoriza

Ato Regulatório de Autorização de 05/08/2011

Ato Autoriza

Atos Regulatórios de Reconhecimento de Curso n°858 de 04/08/2017 e n°1110 de 25/10/2017