WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Bacharelado

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Avaliação do MEC:

Sobre o curso

O Curso de Relações Públicas prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho, por meio de um programa de ensino completo e inovador. Durante os estudos, você conhecerá as técnicas e conceitos de comunicação, redação, pesquisa de mercado, organização de eventos, novas mídias, assessoria de imprensa, marketing e muito mais. O objetivo do curso é formar profissionais conscientes, competentes e éticos, que atendam às demandas da carreira. Para isso, conta com um excelente corpo docente, formado por professores titulados mestres e doutores, além de possuir uma moderna estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios e salas específicas, onde você poderá participar de atividades práticas e desenvolver suas competências.

Habilidades adquiridas

>
Ao término do curso, você estará apto a analisar estrategicamente empresas de diversos setores e tamanhos, administrar a relação entre empresas e seus públicos internos e externos e produzir ações e eventos de comunicação.
>
Você saberá gerenciar crises de imagem, gerenciar equipes de comunicação on e offline e assessorar figuras públicas no que se relaciona à imagem e reputação.
>
Você será capaz de idealizar estratégias de relacionamento digital e interpessoal, atuar na ouvidoria de grandes empresas e gerar conteúdos atraentes, a fim de despertar o interesse e engajamento do público

Carreira e mercado de trabalho

Você poderá atuar nos setores de Comunicação, Relações Públicas e Marketing de empresas dos mais variados setores e portes, prestar assessoria e consultoria de imprensa para empresas e personalidades públicas, atuar em agências de comunicação, ocupar cargos em órgãos públicos e organizações não-governamentais. Além disso, há a possibilidade de atuar como profissional autônomo e empreender em seu próprio negócio.

Média salarial

no início da carreira:

R$5.000,00

Salário máximo

de um profissional da área:

R$25.000,00

Áreas de atuação

Comunicação, Relações Públicas e Marketing<br />

Comunicação, Relações Públicas e Marketing

Diferenciais

Grade Curricular

Grade Curricular

O curso de Relações Públicas do FIAM-FAAM tem como objetivo atender às necessidades do mercado brasileiro, visando orientar o aluno a crescer com responsabilidade social. Para isso, contamos com uma grade curricular completa e atualizada, que acompanha as demandas de um mercado em constante movimento e crescimento.

Atividades práticas

Atividades práticas

Você será incentivado a participar de atividades práticas desde o início do curso. Para isso, o FIAM-FAAM conta com uma moderna estrutura de aprendizagem, formada por salas específicas e laboratórios. Você também contará com a estrutura da Agência Integrada de Comunicação, onde os alunos podem trabalhar de forma integrada com os profissionais de outras áreas da comunicação, como Publicidade, Jornalismo e Rádio e TV.

Corpo docente especializado

Corpo docente especializado

O FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores. Durante o curso, você será orientado por profissionais competentes e atuantes no mercado de trabalho, que estão dispostos a compartilhar não apenas o conhecimento técnico e teórico, mas também as suas experiências de sucesso na profissão.

Matriz curricular

Antropologia e cultura brasileira
Arte, cultura e estética
Assessoria e consultoria em comunicação
Atividades complementares
Cerimonial, protocolo e etiqueta
Comunicação
Comunicação integrada
Comunicação pública
Comunicação visual
Cultura digital
Desafios contemporâneos
Desenvolvimento humano e social
Empreendedorismo
Estágio supervisionado em relações públicas
Estudos contemporâneos em relações públicas
Ética e legislação em relações públicas
Fotografia
Fundamentos de marketing
Gestão de comunicação em rede
Gestão de crises
Gestão de eventos
Gestão de stakeholders
Liderança, cultura e comportamento organizacional
Linguagem audiovisual
Linguagem e discurso
Metodologia científica
Métricas e avaliação de resultados
Optativa
Pesquisa de mercado
Pesquisa de opinião
Práticas em relações públicas: comunicação com terceiro setor
Práticas em relações públicas: comunicação institucional
Práticas em relações públicas: comunicação interna
Práticas em relações públicas: comunicação mercadológica
Redação em relações públicas
Relacionamento com mídia
Relações públicas governamentais
Responsabilidade social e terceiro setor
Teorias da comunicação
Teorias de relações públicas
Trabalho de conclusão de curso em relações públicas I
Trabalho de conclusão de curso em relações públicas II

ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO VISUAL
FOTOGRAFIA
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS I
TEORIAS E TÉCNICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
PESQUISA DE OPINIÃO
LINGUAGEM, DISCURSO E EXPRESSÃO ORAL
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM COMUNICAÇÃO
REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS II
PESQUISA DE MERCADO
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
RELACIONAMENTO COM A MÍDIA E ASSESSORIA DE IMPRENSA
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO I
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
COMUNICAÇÃO DIGITAL E GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS
GEOPOLÍTICA E COMUNICAÇÃO GLOBAL
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO II
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INTERNA E ADMINISTRATIVA
EMPREENDEDORISMO
GESTÃO DE CRISES E GOVERNANÇA CORPORATIVA
RESPONSABILIDADE SOCIAL E COMUNICAÇÃO COM TERCEIRO SETOR
RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO III
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO
OPTATIVA
INOVAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÕES PÚBLICAS I
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÕES PÚBLICAS II
MÉTRICAS MIDIÁTICAS E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Disciplinas
44
Disciplinas

Horas de aula
3205
Horas de aula

Projeto pedagógico

Coordenação

Prof. Wiliam Pianco

Prof. Wiliam Pianco

Professor no Centro Universitário FMU-FIAMFAAM, ministrando disciplinas na grande área Comunicação Social. É doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (FCHS - UAlg / Portugal, 2018), onde defendeu a tese intitulada "A Alegoria Histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira". Mestre em Imagem e Som pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar, 2011). Possui Extensão Universitária em Comunicação e Pós-Modernidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2007) e Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul-SP (Unicsul, 2006). Exerceu atividades docentes nos campos da Comunicação, do Cinema e do Audiovisual em instituições de ensino tais como UAlg, UFSCar, Centro Universitário Central Paulista (Unicep) e Unicsul. É autor de diversos capítulos de livros e artigos em revistas e veículos especializados na grande área da Comunicação, especialmente no Brasil e em Portugal. É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC / UAlg) e do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC / Unesp-Araraquara). Sua atuação profissional incide sobre ensino, pesquisa e práticas correlacionadas às áreas de formação.

Atos autorizativos

Ato Autoriza

Ato Regulatório de Autorização de 05/08/2011

Ato Autoriza

Atos Regulatórios de Reconhecimento de Curso n°858 de 04/08/2017 e n°1110 de 25/10/2017