WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Bacharelado

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Avaliação do MEC:

Sobre o curso

O Curso de Relações Públicas prepara o estudante para os desafios do mercado de trabalho, criando competências técnicas e desenvolvendo habilidades profissionais. Durante os estudos, você conhecerá os conceitos de comunicação, redação, pesquisa de mercado, organização de eventos, novas mídias, assessoria de imprensa, marketing e muito mais na prática, com disciplinas atuais e professores experientes. O objetivo do curso é formar profissionais conscientes, competentes e éticos, que atendam às demandas da organização e da sociedade. O corpo docente é formado por professores titulados mestres e doutores, além de possuir uma excelente estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios e salas específicas, em que você poderá participar de atividades práticas e desenvolver suas habilidades técnicas.

Habilidades adquiridas

>
A compreensão de fundamentos teóricos e práticos de comunicação e relações públicas, tais como planejamento, análise de cenários futuros, pesquisa de opinião, organização de eventos corporativos, gestão de novas mídias, assessoria de imprensa, marketing e muito mais.
>
O Desenvolvimento de uma formação que vai além do tradicional, que busca qualificar profissionais conscientes, competentes e éticos, capazes de gerenciar relacionamentos complexos entre organizações, seus públicos e a sociedade.
>
A despertar os desafios contemporâneos das melhores práticas junto ao terceiro setor, através de atendimentos a clientes reais, despertando sua consciência de cidadania.
>
O desenvolvimento de um pensamento crítico em comunicação empresarial, discutindo as melhores práticas do mercado em sustentabilidade, principalmente dentro da filosofia ESG.

Carreira e mercado de trabalho

Como profissional de relações públicas, você poderá atuar no setor de Comunicação, tanto dentro de uma empresa quanto de uma agência de comunicação, nas mais variadas áreas, tais como comunicação interna, institucional, mercadológica ou de assessoria de imprensa. Isso significa que você poderá atuar junto aos times de Marketing, Publicidade e Jornalismo dos mais variados setores e portes. E para além disso, você poderá empreender, prestando assessoria e consultoria de comunicação para empresas e personalidades públicas e ocupar cargos em órgãos públicos, atuando na área de comunicação governamental.

Média salarial

no início da carreira:

R$5.000,00

Salário máximo

de um profissional da área:

R$25.000,00

Áreas de atuação

Governo e Poder Público

Governo e Poder Público

Comunicação Organizacional

Comunicação Organizacional

Sindicatos e Organizações Não-Governamentais

Sindicatos e Organizações Não-Governamentais

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Agências de Comunicação e Marketing

Agências de Comunicação e Marketing

Internet e Mídias Digitais

Internet e Mídias Digitais

Diferenciais

Grade Curricular

Grade Curricular

O curso de Relações Públicas do FIAM-FAAM tem como objetivo atender às necessidades do mercado brasileiro, visando orientar o aluno a crescer com responsabilidade social. Para isso, contamos com uma grade curricular completa e atualizada, que acompanha as demandas de um mercado em constante movimento e crescimento.

Atividades práticas

Atividades práticas

Você será incentivado a participar de atividades práticas desde o início do curso. Para isso, o FIAM-FAAM conta com uma moderna estrutura de aprendizagem, formada por salas específicas e laboratórios. Você também contará com a estrutura da Agência Integrada de Comunicação, onde os alunos podem trabalhar de forma integrada com os profissionais de outras áreas da comunicação, como Publicidade, Jornalismo e Rádio e TV.

Corpo docente especializado

Corpo docente especializado

O FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores. Durante o curso, você será orientado por profissionais competentes e atuantes no mercado de trabalho, que estão dispostos a compartilhar não apenas o conhecimento técnico e teórico, mas também as suas experiências de sucesso na profissão.

AICom

AICom

O FIAM FAAM oferece aos alunos um espaço próprio para as práticas de estágio: a Agência Integrada de Comunicação (AICom), onde os alunos podem cumprir estágio obrigatório não remunerado ou simplesmente atuar em ações e projetos de planejamento e produção de conteúdo para clientes reais, vivenciando, assim, as práticas de mercado orientadas por docentes do curso.

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse

O aluno de Relações Públicas também poderá participar de várias atividades práticas fora de sala de aula, que também são supervisionadas e orientadas pelos professores do curso, como é o caso do RP CONECTA 3S, que possui o objetivo de atender ONGs e OS através de planejamento de Relações Públicas e o OcupaBr, com objetivo de acompanhar criticamente as redes sociais do governo atual, dos perfis ideológicos opostos e de influencers e meios de comunicação alternativos, analisando as postagens que são realizadas e identificando suas intenções comunicacionais.

Matriz curricular

Antropologia e cultura brasileira
Arte, cultura e estética
Assessoria e consultoria em comunicação
Atividades complementares
Cerimonial, protocolo e etiqueta
Comunicação
Comunicação integrada
Comunicação pública
Comunicação visual
Cultura digital
Desafios contemporâneos
Desenvolvimento humano e social
Empreendedorismo
Estágio supervisionado em relações públicas
Estudos contemporâneos em relações públicas
Ética e legislação em relações públicas
Fotografia
Fundamentos de marketing
Gestão de comunicação em rede
Gestão de crises
Gestão de eventos
Gestão de stakeholders
Liderança, cultura e comportamento organizacional
Linguagem audiovisual
Linguagem e discurso
Metodologia científica
Métricas e avaliação de resultados
Optativa
Pesquisa de mercado
Pesquisa de opinião
Práticas em relações públicas: comunicação com terceiro setor
Práticas em relações públicas: comunicação institucional
Práticas em relações públicas: comunicação interna
Práticas em relações públicas: comunicação mercadológica
Redação em relações públicas
Relacionamento com mídia
Relações públicas governamentais
Responsabilidade social e terceiro setor
Teorias da comunicação
Teorias de relações públicas
Trabalho de conclusão de curso em relações públicas I
Trabalho de conclusão de curso em relações públicas II

ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO VISUAL
FOTOGRAFIA
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS I
TEORIAS E TÉCNICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
PESQUISA DE OPINIÃO
LINGUAGEM, DISCURSO E EXPRESSÃO ORAL
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM COMUNICAÇÃO
REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS II
PESQUISA DE MERCADO
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
RELACIONAMENTO COM A MÍDIA E ASSESSORIA DE IMPRENSA
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO I
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
COMUNICAÇÃO DIGITAL E GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS
GEOPOLÍTICA E COMUNICAÇÃO GLOBAL
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO II
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INTERNA E ADMINISTRATIVA
EMPREENDEDORISMO
GESTÃO DE CRISES E GOVERNANÇA CORPORATIVA
RESPONSABILIDADE SOCIAL E COMUNICAÇÃO COM TERCEIRO SETOR
RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO III
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO
OPTATIVA
INOVAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÕES PÚBLICAS I
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÕES PÚBLICAS II
MÉTRICAS MIDIÁTICAS E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Disciplinas
44
Disciplinas

Horas de aula
3205
Horas de aula

Coordenação

Prof. Wiliam Pianco

Prof. Wiliam Pianco

Professor e coordenador no Centro Universitário FMU-FIAMFAAM, ministrando disciplinas na grande área Comunicação Social. É doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (FCHS - UAlg / Portugal). Mestre em Imagem e Som pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar). Possui Extensão Universitária em Comunicação e Pós-Modernidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul-SP (Unicsul). É autor de diversos capítulos de livros e artigos em revistas e veículos especializados na grande área da Comunicação, especialmente no Brasil e em Portugal. Sua atuação profissional incide sobre gestão, ensino, pesquisa e práticas correlacionadas às áreas de formação.

Atos autorizativos

Ato Autoriza

Ato Regulatório de Autorização de 05/08/2011

Ato Autoriza

Atos Regulatórios de Reconhecimento de Curso n°858 de 04/08/2017 e n°1110 de 25/10/2017