WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Tecnólogo

Duração:

Duração:

4 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso superior de Tecnologia em Comunicação Institucional oferece a completa formação de comunicólogos para atuarem de forma estratégica na gestão de relacionamentos com os públicos de interesse de organizações, de todos os portes, setores e segmentos, com foco em ações que garantem a consolidação positiva da identidade, imagem e reputação da instituição. A matriz curricular do curso alia a teoria e a prática com conteúdos contemporâneos e discussão e implementação das tendências do mercado de comunicação no mundo. Para tanto, todas as disciplinas foram cuidadosamente elaboradas por mestres e doutores com ampla experiência teórica e prática em suas áreas de atuação. Dessa forma, além dos conteúdos legalmente exigidos para uma capacitação de excelência, são apresentados para os estudantes temas atuais do mercado de trabalho.

Habilidades adquiridas

>
Produções de peças de comunicação audiovisual e digital, como jornais internos, periódicos externos, sites, redes sociais, blogs, podcasts, spots e vídeos para TV e Internet.
>
Gestão das lideranças e da cultura organizacional.

>
Desenvolvimento de ações em apoio ao marketing.
>
Elaboração de estratégias de relacionamento com a mídia e outros stakeholders.
>
Produção e gestão de eventos.
>
Planejamento para fomento da Responsabilidade Social Empresarial.
>
Gestão das marcas.
>
Gerenciamento de Crises.

Carreira e mercado de trabalho

Pelo caráter abrangente e diversificado da sua formação, o profissional formado no curso de Comunicação Institucional do FIAM-FAAM terá uma visão ampliada e estratégica do papel da comunicação nas organizações – sendo elas públicas, privadas ou do terceiro setor.

Além de poder atuar em departamentos de comunicação, em instituições de todos os portes e segmentos, também pode ingressar em uma carreira de empreendedorismo, com a gestão de seu próprio negócio como assessor ou consultor de comunicação institucional.

O egresso também será capaz de planejar, implementar, gerenciar e promover políticas e projetos de comunicação em diferentes mídias, de forma estratégica e criativa, a partir da definição dos objetivos de comunicação organizacional e da avaliação de seus resultados, considerando os diversos públicos de interesse (stakeholders).

Média salarial

no início da carreira:

R$ 3.000,00

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 7.000,00

Áreas de atuação

Relações Públicas.<br />

Relações Públicas.

Marketing.<br />
<br />

Marketing.

Recursos Humanos das organizações.<br />

Recursos Humanos das organizações.

Agências de Comunicação e Assessoria.<br />

Agências de Comunicação e Assessoria.

Empresas.<br />

Empresas.

Consultoria.<br />

Consultoria.

Indústria.<br />

Indústria.

Comércio.<br />

Comércio.

Órgãos Públicos.<br />

Órgãos Públicos.

Institutos.<br />

Institutos.

Centros de Pesquisas.

Centros de Pesquisas.

Diferenciais

Infraestrutura Completa

Infraestrutura Completa

O curso conta laboratórios específicos e espaços de práticas profissionais como a AICOM – Agência Integrada de Comunicação, na qual os alunos podem criar campanhas e projetos de Comunicação para toda comunidade acadêmica e externa. Além disso, o FIAM-FAAM dispõe da TV Web e da Rádio Web, canais que permitem que os alunos produzam conteúdo para a transmissão de uma programação específica. Assim, você será preparado para os reais desafios da profissão.

Corpo docente

Corpo docente

O FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado, em sua grande maioria, por professores titulados mestres e doutores. Você será orientado por profissionais experientes e atuantes no mercado de trabalho, que estão dispostos a transmitir não apenas o conhecimento técnico e teórico, mas também suas experiências profissionais de sucesso.

Matriz curricular

ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO VISUAL
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
CULTURA DIGITAL
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
FUNDAMENTOS DE MARKETING
PESQUISA DE OPINIÃO
COMUNICAÇÃO INTEGRADA
RELACIONAMENTO COM MÍDIA
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
GESTÃO DE STAKEHOLDERS
GESTÃO DE EVENTOS
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING
MÍDIA
MARKETING DIGITAL
OPTATIVA
RESPONSABILIDADE SOCIAL E TERCEIRO SETOR
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
GESTÃO DE MARCAS
PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO
GESTÃO DE CRISES

Disciplinas
20
Disciplinas

Horas de aula
1650
Horas de aula

Coordenação

Prof. Wiliam Pianco

Prof. Wiliam Pianco

Professor no Centro Universitário FMU-FIAMFAAM, ministrando disciplinas na grande área Comunicação Social. É doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (FCHS - UAlg / Portugal, 2018), onde defendeu a tese intitulada "A Alegoria Histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira". Mestre em Imagem e Som pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar, 2011). Possui Extensão Universitária em Comunicação e Pós-Modernidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2007) e Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul-SP (Unicsul, 2006). Exerceu atividades docentes nos campos da Comunicação, do Cinema e do Audiovisual em instituições de ensino tais como UAlg, UFSCar, Centro Universitário Central Paulista (Unicep) e Unicsul. É autor de diversos capítulos de livros e artigos em revistas e veículos especializados na grande área da Comunicação, especialmente no Brasil e em Portugal. É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC / UAlg) e do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC / Unesp-Araraquara). Sua atuação profissional incide sobre ensino, pesquisa e práticas correlacionadas às áreas de formação.

Atos autorizativos

RESOLUÇÃO CONSUNEPE Nº 49, DE 6 DE JUNHO DE 2022