WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Tecnólogo

Duração:

Duração:

4 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Avaliação do MEC:

Avaliação do MEC: 5

Sobre o curso

O curso de Produção Multimídia do FIAM-FAAM acompanha a tendência global da comunicação e do mundo do trabalho, sendo avaliado com nota máxima no MEC (nota 5). O tecnólogo, com duração de dois anos, visa atender à nova demanda de um mercado local e global. Atualmente, emergem novas oportunidades de negócios e trabalho na Economia Criativa e a qualificação através da graduação torna-se um diferencial essencial para os profissionais que irão atuar com os serviços de tecnologia da informação, criação e gerenciamento de redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis, desenvolvimento de plataformas digitais e simuladores, análise do mercado das tecnologias midiáticas, atividades multimídia em produtoras de cinema e vídeo, publicidade e mídia digital, games e estúdios de design, emissoras de TV e de rádio, assessorias de comunicação e portais de internet, além de atividades artísticas, criativas e de espetáculos. O curso está alinhado à convergência de mídias e conta com um corpo docente de mestres e doutores titulados nas melhores universidades do país, além de uma infraestrutura com equipamentos avançados, que tornam as aulas mais dinâmicas, e um conjunto de ferramentas tecnológicas que possibilitam a interatividade.

Habilidades adquiridas

>
Apto a produzir materiais de comunicação, gerar conteúdo para a web, construir produtos multimídias e criar mídias inovadoras.
>
Desenvolver competências importantes para destacar-se no mercado de trabalho, como visão estratégica, empreendedorismo, relacionamento interpessoal e gestão.
>
Compreender os conceitos relacionados à ética profissional, o que possibilitará que suas ações sejam pautadas na responsabilidade social e corporativa.

Carreira e mercado de trabalho

O mercado para profissionais com formação em Produção Multimídia é amplo e oferece muitas oportunidades. Você poderá atuar em agências de publicidade e propaganda, veículos de comunicação, produtoras de vídeo e de softwares, departamentos de Comunicação e Marketing de empresas públicas e privadas ou, ainda, em sua própria produtora de projetos para comunicação em mídias digitais.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 3.106,61

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 119.308,37

Áreas de atuação

A demanda circulante neste setor tem feito aumentar recentemente a necessidade por profissionais especializados nas diversas áreas que compõem a cadeia produtiva. Da grafia analógico-digital à distribuição dos produtos midiáticos, observa-se o aumento significativo na necessidade de conteúdos audiovisuais. Neste aspecto, as atuais possibilidades de se produzir e veicular conteúdos audiovisuais em sistemas digitais pela Internet e dispositivos portáveis, como os smartphones e tablets, ampliam ainda mais as oportunidades para egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia. As empresas investem pesado na publicidade em mídia digital. Buscam-se especialistas na criação e no gerenciamento de redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis. Este profissional é procurado também para desenvolver plataformas digitais e simuladores para grupos de educação a distância. Há, também, uma procura cada vez maior por parte de empresas que prestam serviços de comunicação corporativa, marketing digital e análise do mercado das tecnologias midiáticas. Agências de comunicação e publicidade buscam o profissional para desenvolver sites de empresas. Também há procura de profissionais multimídias em produtoras de cinema e vídeo, emissoras de TV e assessorias de comunicação, assim como em portais de internet, produtoras de games e estúdios de design.<br />

A demanda circulante neste setor tem feito aumentar recentemente a necessidade por profissionais especializados nas diversas áreas que compõem a cadeia produtiva. Da grafia analógico-digital à distribuição dos produtos midiáticos, observa-se o aumento significativo na necessidade de conteúdos audiovisuais. Neste aspecto, as atuais possibilidades de se produzir e veicular conteúdos audiovisuais em sistemas digitais pela Internet e dispositivos portáveis, como os smartphones e tablets, ampliam ainda mais as oportunidades para egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia. As empresas investem pesado na publicidade em mídia digital. Buscam-se especialistas na criação e no gerenciamento de redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis. Este profissional é procurado também para desenvolver plataformas digitais e simuladores para grupos de educação a distância. Há, também, uma procura cada vez maior por parte de empresas que prestam serviços de comunicação corporativa, marketing digital e análise do mercado das tecnologias midiáticas. Agências de comunicação e publicidade buscam o profissional para desenvolver sites de empresas. Também há procura de profissionais multimídias em produtoras de cinema e vídeo, emissoras de TV e assessorias de comunicação, assim como em portais de internet, produtoras de games e estúdios de design.

Diferenciais

Formação completa

Formação completa

Por meio de um programa de ensino inovador, o curso superior de tecnologia em Produção Multimídia do FIAM-FAAM oferece uma formação rápida, completa e focada na empregabilidade, visando atender às demandas do mercado de trabalho. O conteúdo curricular do curso favorece o aprendizado para diversos campos de atuação, com foco no entretenimento e na informação.

Corpo docente

Corpo docente

O curso de Produção Multimídia do FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado por professores experientes e atuantes no mercado. Durante o curso, você será orientado por profissionais competentes e atualizados, que estão dispostos a compartilhar não apenas os conceitos teóricos da profissão, mas também suas experiências e vivências de sucesso.

Núcleo de estudos

Núcleo de estudos

O FIAM-FAAM conta com o NUGE – Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade, o NERA – Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, o NEMA – Núcleo de Estudos do Meio Ambiente, o NEHQ – Núcleo de Estudos de Histórias em Quadrinhos Álvaro de Moya e o NUDA – Núcleo de Dramaturgia. Todos eles possuem atividades voltadas aos alunos, aos professores e à comunidade, o que ajuda o aluno a desenvolver um maior senso crítico.

Matriz curricular

ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
COMUNICAÇÃO
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
CULTURA DIGITAL
ESTRUTURA DE ROTEIROS
FUNDAMENTOS DO DESIGN
DESIGN E CONTEÚDO INSTRUCIONAL
DESAFIOS CONTEMPOR NEOS
FUNDAMENTOS DE MARKETING
IMAGEM GRÁFICA DIGITAL
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO AOS MEIOS AUDIOVISUAIS
CAPTAÇÃO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
COMUNICAÇÃO VISUAL
DIREÇÃO DE ARTE
TRILHA SONORA E LINGUAGEM MUSICAL
FOTOGRAFIA
CAPTAÇÃO DE IMAGEM
CRIAÇÃO DE APLICATIVOS
MARKETING DIGITAL
OPTATIVA
EDIÇÃO DE VÍDEO
PROJETOS DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA

1.periodo 
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
FOTOGRAFIA
ARTE,CULTURA E ESTETICA
COMUNICACAO VISUAL
COMUNICACAO

2.periodo
AT.EXTENSIONISTAS MODULO PREPARATORIO
DESAFIOS CONTEMPORANEOS
CAPTACAO DE IMAGEM
ESTRUTURA DE ROTEIROS
EDICAO DE VIDEO
TEORIAS DA COMUNICACAO
FUNDAMENTOS DO DESIGN

3.periodo
AT.EXTENSIONISTAS-M.AVANC EM COMUNICACAO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
DESIGN E CONTEUDO EM PLATAFORMAS
CULTURA AUDIOVISUAL BRASILEIRA
CAPTACAO,GRAVACAO E EDICAO DE AUDIO
METRICAS MEDIATICAS E AVL.DE RESULTADOS
REALIDADE AUMENTADA

4.periodo
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
AT.EXTENSIONISTAS-VIVENC1 EM COMUNICACAO
ANIMACAO PARA MULTIMIDIA
OPTATIVA
DIRECAO DE ARTE EM AUDIOVISUAL
IMAGEM DIGITAIS
PROJETOS DE CONTEUDO MULTIMIDIA

Disciplinas
24
Disciplinas

Horas de aula
1650
Horas de aula

Coordenação

Isabella R. O. Goulart

Isabella R. O. Goulart

A coordenação do curso é exercida pela professora Isabella R. O. Goulart, Doutora e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, graduada em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 10 anos de experiência em audiovisual e está na Escola de Comunicação da FMU | FIAM-FAAM desde 2013, atuando na coordenação de cursos e ministrando disciplinas nas áreas de linguagem audiovisual, história do cinema, roteiro, produção audiovisual e metodologia de pesquisa científica, além de orientar inúmeros Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados e Iniciação Científica. Participou de diversas associações nos campos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, como a HoMER Network, a Society For Cinema and Media Studies (SCMS), a Latin American Studies Association (LASA), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), em que coordena o Seminário Temático de Cinema no Brasil.

Atos autorizativos

Ato Autorizativo

Resolução de 5 de agosto de 2010 – do Conselho Diretor e de Ensino, Pesquisa e Extensão – CDEPE.