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Rematrícula
FAQ

1 - Por que devo fazer a rematrícula?

Seu curso é dividido em semestres que finalizam em junho (primeiro semestre do ano) e dezembro (segundo semestre do ano). Ao acabar um dos semestres você precisa confirmar que deseja prosseguir seu curso e renovar seu vínculo com a FMU FIAM-FAAM. Para isso é necessário realizar sua rematrícula e, caso não seja aluno 100% bolsista, realizar o pagamento da primeira parcela da mensalidade de seu novo semestre que será equivalente à parcela de janeiro ou julho.

2 - Sou Aluno Presencial, como devo realizar a rematrícula?

Acesse o menu "Aluno" no portal da FMU e clique em "Rematrícula".

Faça o seu login utilizando seu e-mail institucional ou RA e sua senha.

Após selecionar rematrícula, confirme algumas informações como valor, campus, turno e eventuais % de desconto.

Após conferir todas as informações, selecione avançar e seu contrato será apresentado. Faça a leitura do documento e realize o aceite para continuar.

Em seguida, basta realizar o pagamento da rematrícula. Escolha se deseja pagar através de boleto ou cartão. Pronto! Agora é só aguardar.

3 - Sou Auno EAD, como devo realizar a rematrícula?

Acesse a área “Secretaria Virtual”, depois "Serviços", e clique em “Rematrícula”.

4 - Sou aluno PROUNI, como devo realizar a rematrícula?

Para sua rematrícula, basta acessar o seu Portal do Aluno, dar o aceite no contrato e acompanhar a efetivação também pelo seu portal. Poderá desconsiderar o valor que aparece por ser estudante PROUNI. É importante que no semestre você tenha sido aprovado, caso tenha reprovado, será necessário contatar em nosso atendimento a Central do PROUNI para justificativa e renovação de seu contrato, lembrando que em caso de falta de aproveitamento acadêmico por mais de duas vezes, durante a concessão do programa, o benefício é perdido.

5 - Sou aluno FIES, como devo realizar a rematrícula?

Primeiro precisamos identificar se você é cadastrado no antigo FIES ou no novo FIES. Dentro do FIES existe uma particularidade: os alunos que contrataram junto ao FNDE, que são as contratações até o 2º semestre de 2017; e os novos, junto à CAIXA, que contrataram a partir do 1º semestre de 2018. Precisamos nos atentar a alguns pontos:

Se você for da contratação antiga, você primeira precisa estar com aditamento em dia e depois pagar a diferença da rematrícula junto com a instituição, pronto, seu vínculo está renovado. Caso seu financiamento seja integral, basta estar com aditamento em dia e dar o aceite no portal. Já no FIES contratado com a CAIXA, o aluno precisa estar com os boletos da CAIXA e o aditamento em dia, depois verificar se não tem nenhuma diferença de parcela junto à instituição! Você pode contatar nosso atendimento para verificar sua situação e seguir com a rematrícula.

Lembramos que em ambas as situações o seu desempenho acadêmico deve ser acima de 75% dentro das matérias cursadas do semestre.

6 - Minha rematrícula não está aparecendo no meu aluno online, por quê?

Alguns fatores podem bloquear a sua rematrícula. Por exemplo, para se rematricular é necessário que tenha todas as parcelas dos semestres pagas e também nenhum acordo em aberto. Caso tenha pendências financeiras, será necessário regularizar para renovar seu curso. Pendências documentais também podem ocasionar bloqueios, logo é necessário que todos seus documentos estejam entregues e legíveis.

7 - Eu me formaria este semestre, porém fiquei com uma pendência acadêmica e preciso me rematricular. Tal pendência não aparece para mim, por quê?

Caso esteja em seu último semestre e conste alguma pendência acadêmica como atividade complementar, estágio ou até mesmo alguma disciplina, você se tornará um estudante dependente de último ano. Neste caso precisa aguardar a virada de semestre que ocorre no primeiro semestre após a segunda quinzena de janeiro e no segundo semestre após a segunda quinzena de julho para que sua rematrícula seja liberada em seu Aluno Online.

8 - Eu fiz e paguei minha rematrícula, porém ainda apareço como não matriculado, por quê?

Caso tenha feito o pagamento via cartão de crédito, é necessário aguardar 48 horas úteis para a atualização em sistema. Se realizou o pagamento via boleto bancário o prazo é de 72 horas úteis.

9 - Por que o valor da minha rematrícula é diferente da minha mensalidade?

A rematrícula é a primeira parcela de seu novo semestre, logo será equivalente ao valor de seu curso neste novo semestre. Importante também observar que, se possui desconto, muitas vezes ele não é replicado em sua rematrícula e é valido apenas para as demais mensalidades.

10 - Por que estou sendo cobrado da rematrícula se ainda não acabou o semestre?

Abrimos a rematrícula um pouco antes de finalizar o semestre para que os estudantes que assim desejarem possam antecipar sua rematrícula e aproveitar as férias com tranquilidade e sua vaga garantida.

11 - Tenho documentos pendentes, preciso entregar para conseguir fazer a Rematrícula?

É importante realizar a entrega e a constante atualização de todos os seus documentos e dados no Portal do Aluno Online, para que consiga progredir em sua graduação sem futuros problemas. A situação de pendência impede a Rematrícula a partir do último ano do curso, ou seja, penúltimo e último semestres. Regularize o quanto antes!