WahtsApp

Pesquisas e Publicações

A pesquisa é uma via para o desenvolvimento do conhecimento e da informação, é a base para a evolução humana no mundo científico, tecnológico e cultural e é por isso que o FIAM-FAAM abre espaço para divulgação do conhecimento, possibilitando de uma forma democrática aos profissionais da área expor seus conhecimentos e trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos.

Conheça as pesquisas e publicações realizadas pelos nossos alunos:

Iniciação Científica

A instituição oferece anualmente aos seus alunos a oportunidade de participar do Programa Institucional de Iniciação Científica. Este programa representa o primeiro passo do aluno para a especialização acadêmica sendo a melhor forma de introdução no universo da pesquisa científica.
A participação neste programa é dividida em duas modalidades chamadas PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) e PIVIC (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica). Independente da contemplação do aluno com bolsa de estudo, a qual é aplicada na forma de desconto na mensalidade (modalidade PIBIC), ambas as modalidades promovem experiência de pesquisa que garante ao estudante o acesso a uma formação diferenciada por meio da participação em atividades teóricas e práticas de pesquisa em diferentes áreas de estudo e sob a supervisão de um professor (orientador).

Participe da iniciação científica:

» Edital para seleção de projeto de pesquisa em iniciação científica 2023;

» Lista de aprovados de Iniciação Científica;

Monitoria

Você que é aluno, conheça as vantagens de ser um monitor e confira o regulamento.

» 2022-1
» 2021-2
» 2021-1
» 2020-2
» 2020-1
» 2019-2
» 2019-1

Produção Científica Docente

Para fomentar o avanço científico-tecnológico e consolidar a prática de pesquisa entre os docentes por meio da concessão de auxílios a produções realizadas neste âmbito, o FIAM-FAAM Centro Universitário disponibiliza a seu corpo acadêmico o Programa de Incentivo à Produção Científica Docente.

O programa visa também:

  • Ampliar a publicação nacional e internacional das produções em veículos qualificados, prioritariamente indexados nas bases WebQualis/CAPES e SCOPUS;
  • Fortalecer a cooperação de pesquisa junto às instituições parceiras no País e no exterior;
  • Estimular a constituição de novos grupos de pesquisa, bem como consolidar os existentes com a expansão das suas atividades de pesquisa e desenvolvimento;
  • Incentivar a mobilidade dos pesquisadores e a consequente visibilidade das suas pesquisas com o incentivo à participação em conferências científicas e/ou tecnológicas realizadas dentro e fora do Brasil;
  • Aumentar a demanda de pedidos direcionados à captação de recursos ao desenvolvimento de pesquisas junto às agências de fomento nacionais, nas esferas estaduais e federais, e internacionais; entre outros.