Graduação
Certificação:
Tecnólogo
Duração:
6 Semestres
Modalidades disponíveis:
EAD
O curso de Produção Cultural, com duração de três anos, promove uma visão ampla e integrada de todas as etapas da produção de projetos culturais, em diferentes setores de atuação. A formação interdisciplinar e multivariada do tecnólogo prepara profissionais para trabalhar nas mais diversas áreas da produção cultural e de eventos, capacitando-os para o planejamento e a produção de projetos culturais, da organização, à divulgação, execução e prestação de contas. O curso oferece ao estudante repertórios essenciais sobre história da arte, teorias da comunicação, linguagem e economia política do audiovisual, organização e planejamento da produção, tópicos em legislação, mecanismos de financiamento e captação de recursos, formatação de projetos culturais, marketing e elaboração de planos de negócios para o setor cultural. A tendência global de transição de uma cultura industrial para a de serviços é promissora para a Economia Criativa e seus processos produtivos. Dessa forma, a qualificação através da graduação em um Curso Superior mais específico voltado à produção cultural torna-se um fator de destaque para os profissionais que irão atuar nesse segmento de mercado.
Curso de Tecnologia em Produção Cultural EAD
O curso Tecnologia em Produção Cultural EAD é realizado na modalidade totalmente online (curso a distância), onde você assiste suas aulas em ambiente digital, quando e onde quiser.
VEJA O VALOR DO CURSO
ENCONTRE A UNIDADE MAIS PRÓXIMA
A demanda circulante neste setor tem feito aumentar recentemente a necessidade por profissionais especializados nas diversas áreas que compõem a cadeia produtiva. Da grafia analógico-digital à distribuição dos produtos midiáticos, observa-se no contexto das cidades como São Paulo o aumento significativo na necessidade de conteúdos audiovisuais, dadas as condições de acesso a eles, bem como das necessidades corporativas. Neste aspecto, as atuais possibilidades de se produzir e veicular conteúdos audiovisuais em sistemas digitais pela Internet e dispositivos portáveis, como os smartphones e tablets, ampliam ainda mais as oportunidades para egressos do curso de Produção Cultural.
Média salarial
no início da carreira:
R$ 3.373,65
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.
Atividades de associações de defesa de direitos sociais.
Locação de mão-de-obra temporária.
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte.
Serviços de assistência social sem alojamento.
Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares.
Produção musical.
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.
Agenciamento de espaços para publicidade.
Docentes qualificados e experientes com objetivo em formar produtores culturais a estarem aptos em produzir, organizar eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, esportivos e de divulgação científica, visando sempre à inovação, captar recursos, elaborar projetos para captação de recursos para produções culturais, assim como gerenciar os recursos disponíveis para o evento e avaliar, promover e controlar eventos culturais ou produtos de interesse da área.
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA COMUNICAÇÃO ECONOMIA E INDICADORES CULTURAIS HISTÓRIA E PATRIMÔNIO MÚSICA E CULTURA POP TEORIAS DA COMUNICAÇÃO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO METODOLOGIA CIENTÍFICA ÉTICA NA COMUNICAÇÃO EVENTOS CULTURAIS, ESPORTIVOS E SOCIAIS FUNDAMENTOS DE MARKETING CULTURA AUDIOVISUAL CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA EVENTOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS FOTOGRAFIA OPTATIVA MODA E MÍDIAS DIGITAIS LEIS DE INCENTIVO ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA CURADORIA E CINEMA ARTES CÊNICAS E MERCADO EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS MARKETING CULTURAL PESQUISA DE MERCADO DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA CULTURA DIGITAL GESTÃO DE EVENTOS GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA PROJETO INTEGRADO EM PRODUÇÃO CULTURAL I CRIATIVIDADE, GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL E TERCEIRO SETOR MARKETING DIGITAL PROJETO INTEGRADO EM PRODUÇÃO CULTURAL II RELACIONAMENTO COM MÍDIA
COMUNICAÇÃO VISUAL COMUNICAÇÃO FORMAÇÃO SOCIO-HISTÓRICA E POLÍTICA DO BRASIL LINGUAGEM AUDIOVISUAL FOTOGRAFIA ARTE, CULTURA E ESTÉTICA ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO ARTE E CULTURA LATINO-AMERICANA METODOLOGIA CIENTÍFICA EDIÇÃO DE VÍDEO FUNDAMENTOS DE MARKETING TEORIAS DA COMUNICAÇÃO GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL HISTÓRIA E PATRIMÔNIO ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA PESQUISA DE MERCADO CULTURA AUDIOVISUAL BRASILEIRA DESIGN E CONTEÚDO EM PLATAFORMAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM COMUNICAÇÃO LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO IDENTIDADE, LÍNGUA E CULTURA FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL GEOPOLÍTICA E COMUNICAÇÃO GLOBAL CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO I COMUNICAÇÃO DIGITAL E GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS CASTING E COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO CURADORIA DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS GESTÃO E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EM MÍDIAS AUDIOVISUAIS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO II PROJETO EM MÍDIA AUDIOVISUAL OPTATIVA ECONOMIA CRIATIVA RESPONSABILIDADE SOCIAL E COMUNICAÇÃO COM TERCEIRO SETOR ATIVIDADES COMPLEMENTARES PROJETOS DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA ECONOMIA DA CULTURA E DO AUDIOVISUAL ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO III IMAGENS DIGITAIS
A coordenação do curso é exercida pela professora Isabella R. O. Goulart, Doutora e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, graduada em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 10 anos de experiência em audiovisual e está na Escola de Comunicação da FMU | FIAM-FAAM desde 2013, atuando na coordenação de cursos e ministrando disciplinas nas áreas de linguagem audiovisual, história do cinema, roteiro, produção audiovisual e metodologia de pesquisa científica, além de orientar inúmeros Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados e Iniciação Científica. Participou de diversas associações nos campos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, como a HoMER Network, a Society For Cinema and Media Studies (SCMS), a Latin American Studies Association (LASA), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), em que coordena o Seminário Temático de Cinema no Brasil.
NOS DIGA O QUE VOCÊ PROCURA...
Qual o curso desejado?
Onde você quer estudar?
ESTADO
CIDADE
Em qual unidade?
Como ingressar
Atenção: os descontos utilizando a forma de entrada da nota de ENEM podem chegar a 100%, baseado na sua nota da prova.
Os descontos são baseados nos valores do primeiro semestre do curso, na mudança de grade curricular os valores podem sofrer alterações.
Os descontos, utilizando a forma de entrada Segunda Graduação, são baseados nos valores do primeiro semestre.
Agora escolha a modalidade de ensino:
PRESENCIAL
MATRICULE-SE HOJE E GARANTA: 1ª mensalidade por R$ 49,00*
SEMIPRESENCIAL
INDISPONÍVEL
R$ 220,00