WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Bacharelado

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Avaliação do MEC:

Avaliação do MEC: 3

Guia da faculdade:
Ranking
Ranking
Ranking

Sobre o curso

O curso de Publicidade e Propaganda prepara o aluno para o futuro profissional, por meio de um programa de ensino completo e inovador. Durante os estudos, você conhecerá as técnicas e conceitos da publicidade, desenvolverá o seu espírito empreendedor e aprenderá a lidar com as questões éticas e sociais da carreira, tornando-se um profissional competente e responsável. Além de contar com um ótimo corpo docente, formado por professores experientes e atualizados, o curso de Publicidade e Propaganda possui uma completa e moderna estrutura de aprendizagem, composta por biblioteca, laboratórios, salas específicas e agência experimental, onde você poderá desenvolver tarefas práticas e vivenciar o cotidiano da sua futura profissão.

Habilidades adquiridas

>
Analisar o mercado e desenvolver ações de comunicação de maneira criativa, crítica, ética, responsável e efetiva.
>
Dominar as ferramentas de pesquisa de mercado, identificar oportunidades, antecipar tendências e desenvolver soluções de distribuição de bens e serviços.
>
Compreender os fenômenos psicológicos, comportamentais e emocionais da sociedade e saberá atuar em equipes multidisciplinares de marketing.
>
Criar campanhas de comunicação, gerenciar investimentos de mídia, atuar na produção de filmes e spots publicitários e desempenhar funções de alto nível.

Carreira e mercado de trabalho

O mercado de trabalho da Publicidade e Propaganda é bastante amplo e oferece inúmeras possibilidades. Você poderá atuar nas áreas de criação, direção de arte, mídia, produção de rádio e TV, gerência de produtos, assessoria de imprensa, atendimento de contas e muito mais. As oportunidades de carreira encontram-se em agências de publicidade, veículos de comunicação e nos departamentos de marketing de empresas públicas e privadas.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 4.821,04

Áreas de atuação

 O egresso do Curso de Publicidade e Propaganda pode atuar em Agências de Comunicação, Publicidade e Propaganda; Empresas de Comunicação Digital; Empresas de Comunicação Integrada; Empresas públicas e privadas; Indústria Gráfica; Produtoras de Áudio e Audiovisuais; Veículos de Comunicação; Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente<br />

O egresso do Curso de Publicidade e Propaganda pode atuar em Agências de Comunicação, Publicidade e Propaganda; Empresas de Comunicação Digital; Empresas de Comunicação Integrada; Empresas públicas e privadas; Indústria Gráfica; Produtoras de Áudio e Audiovisuais; Veículos de Comunicação; Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente

Diferenciais

Agência Integrada de Comunicação

Agência Integrada de Comunicação

O curso conta com a AICOM – Agência Integrada de Comunicação, na qual os alunos podem criar campanhas para toda comunidade acadêmica e externa. Além disso, o FIAM-FAAM dispõe da TV Web e da Rádio Web, canais que permitem que os alunos gerem conteúdo para a transmissão de uma programação específica. Assim, você será preparado para os reais desafios da profissão.

Corpo Docente

Corpo Docente

O FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores. Você será orientado por profissionais experientes e atuantes no mercado de trabalho, que estão dispostos a transmitir não apenas o conhecimento técnico e teórico, mas também suas experiências profissionais de sucesso.

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM-FAAM mantém a tradição de preservar a formatação da qual ela foi pioneira, ou seja, o projeto profissional com orientadores específicos dentro das principais areas de uma agência. O roteiro do projeto passa, constantemente, por atualização, a fim de se ajustar as necessidades de mercado.

Matriz curricular

Antropologia e cultura brasileira
Arte, cultura e estética
Atendimento e planejamento de campanha
Atividades complementares
Comportamento do consumidor
Comunicação
Comunicação visual
Criação publicitária
Cultura digital
Desafios contemporâneos
Desenvolvimento humano e social
Direção de arte
Estágio supervisionado em publicidade e propaganda
Ética na comunicação
Fotografia
Fundamentos de marketing
Gestão de marcas
Imagem gráfica digital
Introdução à publicidade e propaganda
Marketing digital
Metodologia científica
Mídia
Optativa I
Optativa II
Pesquisa de mercado
Planejamento de marketing e comunicação
Planejamento de mídia
Produção publicitária em áudio
Produção publicitária em audiovisual
Projeto experimental em publicidade e propaganda I
Projeto experimental em publicidade e propaganda II
Promoção de vendas e merchandising
Redação publicitária
Teorias da comunicação

COMUNICAÇÃO VISUAL
COMUNICAÇÃO
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
FOTOGRAFIA
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE E PROPAGANDA
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CULTURA DIGITAL
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM COMUNICAÇÃO
CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
PESQUISA DE MERCADO
IMAGEM GRÁFICA DIGITAL
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO I
PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO
BRANDING
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
PLANEJAMENTO DE MÍDIA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO II
DIREÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA
OPTATIVA I
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM ÁUDIO
MÉTRICAS MIDIÁTICAS E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
ATENDIMENTO DE CAMPANHA
EMPREENDEDORISMO
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM AUDIOVISUAL
PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA I
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA II

Disciplinas
34
Disciplinas

Horas de aula
2.708
Horas de aula

Coordenação

Profa. Tereza Elisabete Imperiale

Profa. Tereza Elisabete Imperiale

A Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Tereza Elisabete Imperiale e, possui graduação em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (1996), especialização em Marketing e Propaganda pela USJT (2001), especialização em Gestão Empresarial e Inteligência Competitiva pela FAMEESP (2020) e mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2006).
Atualmente é aluna do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Psicologia e Criminologia”. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de campanha, marketing, segmentação de mercado, comportamento do consumidor e mídias digitais. Professora orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso desde 2002, quando entrou para a docência. Atua, também, na docência de pós-graduação EAD desde 2016. Possui experiência no processo ENADE. Compõem o Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes (BASis), atuando como avaliadora de cursos presenciais e EaD desde 2018 e, desde abril de 2022, também como avaliadora Institucional. Parecerista do Guia do Estudante desde 2018.