4 de novembro

Premiação do Festival Teorias na Tela 2020 acontecerá dia 27 de novembro

Neste ano, o Festival Teorias na Tela terá um formato online, com o tema: Táticas, abordagens e abstrações em tempos de confinamentos. A premiação acontecerá no dia 27 de novembro, a partir das 19h, no formato on-line. Todos os trabalhos serão postados até o dia 16/11 e terão duas semanas, até o fim de novembro (27/11), para votação popular. Haverá também a escolha dos melhores por um júri constituído para as categorias selecionadas pela produção. Ao contrário dos últimos anos, não há a necessidade dos curtas serem não-ficcionais, permitindo aos grupos um espaço criativo mais alargado nas modalidades e formatos audiovisuais.

As produções poderão ser ficcionais, não-ficcionais, performáticas, híbridas, experimentais em suportes diversos. Teremos neste ano podcasts com narrativas visuais, filmes interativos, e mesmo gêneros audiovisuais tradicionais como o terror. O que eles devem respeitar: a metragem, de 3 a 6 minutos, o número de participantes do grupo, até 5 alunos, e a relação entre a narrativa escolhida e o tema do evento. Definimos, assim, em linhas gerais esses critérios de avaliação:
– Organização dos trabalhos de forma remota;
– Criatividade em torno da proposta e do formato a ser utilizado;
– Execução, narrativa e etapas específicas das disciplinas do projeto;

Esta edição do evento é produzida pelos discentes do 5º semestre do curso de Tecnologia em Produção Cultural.

 

Sobre o evento:

O Teorias na Tela, em sua versão mais recente, começou em 2018.2 e a ideia era trabalhar a disciplina de Teorias da Comunicação, ministrada pelo prof. Bruno Casalotti, integrada a outras disciplinas do segundo semestre de RTV. A perspectiva fundamental era que os grupos pudessem articular as principais teorias da comunicação, escolhidas por eles no começo do semestre, com uma narrativa audiovisual documental, em curtas de até 10 minutos. Ao final haveria uma premiação e a exibição dos curtas vencedores das categorias. Os eventos também contavam sempre com a participação de algum produtor audiovisual que havia construído, de alguma forma, essa relação entre a teoria e a prática audiovisual.

Ao longo dos semestres ocorreram mudanças e outros semestres e trabalhos integravam o Teorias na Tela. Entraram o primeiro e o terceiro semestres com trabalhos de linguagem audiovisual e de narrativas sonoras e o evento passou a se chamar Teorias na Tela e no Rádio. Este ano, como se sabe, em função da pandemia algumas mudanças foram necessárias o que nos levou a uma adaptação no intuito de marcar novamente a presença do evento que é reconhecido e aguardado pelos alunos.