Especialização em Comunicação, Marcas e Consumo

Este curso não está sendo oferecido neste semestre.

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Duração

18 meses + TCC

Sobre o curso

A proposta pedagógica do curso é possibilitar ao aluno o acompanhamento criativo e inovador da dinâmica de consumo, identificando oportunidades e desenvolvendo marcas de valor para o mercado e o público-alvo. A comunicação, as marcas e o consumo são assuntos relevantes para as empresas contemporâneas e se caracterizam como uma real questão de sobrevivência. Nesse contexto, as empresas e o mercado buscam profissionais preparados para perceber, aprender e intervir nas tendências e nos avanços que afetam a concorrência, os fornecedores, os distribuidores e os consumidores.

Disciplinas

  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais
  • Ferramentas Práticas para Inovação
  • Projeto de Experiência (módulo optativo a ser selecionado pelo estudante)
  • Tendências do Mercado de Trabalho em Comunicação
  • Comunicação, Gestão e Empreendedorismo
  • Comunicação e Inovação
  • Antropologia e Etnografia do Consumo
  • Neurociência e Consumo
  • Comunicação e Comportamento do Consumidor
  • Tendências do Consumo e Estratégias Comunicacionais
  • Semiótica da Marca e do Consumo
  • Identidade e Posicionamento de Marcas
  • Storytelling e Produção de Conteúdo para Marcas
  • Gestão de Marcas em Ambientes Digitais
  • Design Estratégico para Gestão de Marcas
  • Avaliação de Marcas

Habilidades Adquiridas

Ao término do curso, você estará apto a:

  • Planejar processos comunicacionais a partir da investigação de práticas de consumo;
  • Analisar estrategicamente tendências de consumo e suas articulações comunicacionais;
  • Desenvolver metodologias de análise de comportamento do consumidor;
  • Gerir processos de comunicação e gestão de marcas;
  • Produzir conteúdo de branding para múltiplas plataformas.

Carreira

Em um mercado em constante mudança, existe a necessidade de profissionais de Comunicação, Marcas e Consumo, por isso são desenvolvidas algumas habilidades no decorrer do curso, como: Desenvolvimento do pensamento estratégico em relação à marca; planejando ações de comunicação eficientes e competitivas; identificação das tendências de consumo e estratégias comunicacionais; interpretação crítica dos processos que envolvem a gestão de marcas; atuação de forma ética e crítica no mercado de trabalho.

Diferenciais

Temos um prédio dedicado ao aluno de pós-graduação, com localização muito próxima à estação de metrô.

Nosso curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o sucesso profissional. Para isso, contamos com diversas metodologias ativas, além de troca de experiências entre alunos e professores.

O mercado de trabalho tem mais oportunidades para aquele que tem como valor a inovação. Com esta especialização, o elemento inovador contribui para que o profissional atue em diversas segmentações, de uma forma competitiva, mas com base na ética, contribuindo com novas ideias, com uma nova forma de pensar e atendendo as demandas exigidas.

Nossos professores são altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho. A pós-graduação oferece um conjunto de disciplinas que possibilitarão a compreensão dos aspectos físico e humano envolvidos na sua área de atuação.

Duração prevista de um ano letivo, com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Coordenação

Prof. Ivan Paganotti

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com bolsa Capes (2015), realizou doutorado-sanduíche (PDSE-Capes) na Universidade do Minho, em Braga, Portugal (2014), é mestre em Ciências da Comunicação pela USP (2010) e graduado em Jornalismo pela USP (2007). Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Jornalismo FIAM-FAAM – Centro Universitário, coordena a área de Comunicação da Pós-Graduação Lato Sensu da FMU/FIAM-FAAM. É também docente dos cursos de Jornalismo e Atualidades no Colégio Stockler. Membro do grupo de pesquisa "MidiAto - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas", da ECA-USP, do Grupo de Estudos em Jornalismo e Novas Linguagens (FIAM-FAAM) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom/ECA-USP). Co-criador, com apoio do Facebook, do curso online “Vaza, Falsiane!”. Atual colaborador do site “Entendendo Bolsonaro” (UOL), foi repórter freelancer da Editora Abril têm experiência premiada internacionalmente com documentários e reportagens para veículos impressos.

Onde estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus