Especialização em Big Data e Comunicação

Este curso não está sendo oferecido neste semestre.

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Duração

18 meses + TCC

Sobre o curso

Formar profissionais capazes de desenvolver projetos de comunicação a partir de ciência de dados e métodos de pesquisa em mídias sociais.

Para quem o curso é destinado:

O curso é voltado a egressos de cursos de comunicação e áreas afins, como Administração, Economia, Direito, Ciências Sociais e Humanas, assim como egressos de cursos de Ciências Exatas, como Ciência da Computação e Engenharia, que sejam interessados nas interfaces entre ciências humanas e ciência de dados.

Disciplinas

  • Análise e resolução de problemas profissionais
  • Ferramentas práticas para a inovação
  • Projeto de Experiência
  • Tendências do mercado de trabalho em comunicação
  • Comunicação, gestão e empreendedorismo
  • Comunicação e inovação
  • Programação aplicada a projetos e comunicação e big data
  • Arquitetura da informação e estratégias de big data
  • Comunicação, ciência de dados e internet das coisas
  • Mineração de dados e inteligência artificial
  • Web semântica e big data
  • Métricas e métodos digitais
  • Análise de redes em mídias sociais
  • Etnografia digital
  • Monitoramento e engajamento em mídias sociais
  • Mensuração de resultados em mídias sociais

Habilidades Adquiridas

  • Analisar e resolver problemas.
  • Gerar ideias e inovar.
  • Previsão de tendências de mercado.
  • Empreendedorismo em comunicação.
  • Inovação em comunicação.
  • Aplicação de análises de big data para comunicação.
  • Programação e ciência de dados para comunicação.
  • Estratégias digitais a partir de bancos de dados e arquitetura de informação.
  • Monitoramento de mídias sociais.
  • Aplicação de metodologias para redes digitais.

Diferenciais

Módulos selecionados segundo a relevância para o desenvolvimento do perfil profissional no mercado de trabalho. Estrutura didática de aula padronizada, que favorece o desenvolvimento de competências profissionais, além de garantir a presença de elementos didáticos essenciais para a efetiva aprendizagem. Planejamento dos módulos realizado por uma equipe especializada a fim de garantir a qualidade de aprendizagem.

Desenvolvimento da autonomia dos estudantes a partir da participação ativa nas aulas e em atividades extraclasse. Oportunidade de obtenção de multicertificações. Professores com experiência teórico-prática relevante, com formação pedagógica diferenciada.

Coordenação

Profº Carlos Eduardo Dezan Scopinho

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), especialista em Administração de Marketing Pela FAAP (1999), mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (2008), mestre em Têxtil e Moda pela Escola de Artes e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2015) e doutorando em Design pela Universidade de Lisboa / FAU. Possui experiência profissional como gestor de marketing e comunicação em empresas de grande porte, atua como docente desde 2006 em Instituições de Ensino Superior, é professor na FIAM FAAM FMU desde 2015 na Escola de Comunicação. Autor de livros e conteúdos científicos nas áreas de Comunicação, Marketing, Moda, Design e Comportamento do Consumidor.

Onde estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus