Especialização em Big Data e Comunicação

Duração

18 meses + TCC

Turma(s)

Início das aulas

Valor do curso

21 x 527,00

Sobre o curso

Formar profissionais capazes de desenvolver projetos de comunicação a partir de ciência de dados e métodos de pesquisa em mídias sociais.

Para quem o curso é destinado:

O curso é voltado a egressos de cursos de comunicação e áreas afins, como Administração, Economia, Direito, Ciências Sociais e Humanas, assim como egressos de cursos de Ciências Exatas, como Ciência da Computação e Engenharia, que sejam interessados nas interfaces entre ciências humanas e ciência de dados.

Disciplinas

  • Análise e resolução de problemas profissionais
  • Ferramentas práticas para a inovação
  • Projeto de Experiência
  • Tendências do mercado de trabalho em comunicação
  • Comunicação, gestão e empreendedorismo
  • Comunicação e inovação
  • Programação aplicada a projetos e comunicação e big data
  • Arquitetura da informação e estratégias de big data
  • Comunicação, ciência de dados e internet das coisas
  • Mineração de dados e inteligência artificial
  • Web semântica e big data
  • Métricas e métodos digitais
  • Análise de redes em mídias sociais
  • Etnografia digital
  • Monitoramento e engajamento em mídias sociais
  • Mensuração de resultados em mídias sociais

Habilidades Adquiridas

  • Analisar e resolver problemas.
  • Gerar ideias e inovar.
  • Previsão de tendências de mercado.
  • Empreendedorismo em comunicação.
  • Inovação em comunicação.
  • Aplicação de análises de big data para comunicação.
  • Programação e ciência de dados para comunicação.
  • Estratégias digitais a partir de bancos de dados e arquitetura de informação.
  • Monitoramento de mídias sociais.
  • Aplicação de metodologias para redes digitais.

Diferenciais

Módulos selecionados segundo a relevância para o desenvolvimento do perfil profissional no mercado de trabalho. Estrutura didática de aula padronizada, que favorece o desenvolvimento de competências profissionais, além de garantir a presença de elementos didáticos essenciais para a efetiva aprendizagem. Planejamento dos módulos realizado por uma equipe especializada a fim de garantir a qualidade de aprendizagem.

Desenvolvimento da autonomia dos estudantes a partir da participação ativa nas aulas e em atividades extraclasse. Oportunidade de obtenção de multicertificações. Professores com experiência teórico-prática relevante, com formação pedagógica diferenciada.

Coordenação

Prof. Ivan Paganotti

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com bolsa Capes (2015), realizou doutorado-sanduíche (PDSE-Capes) na Universidade do Minho, em Braga, Portugal (2014), é mestre em Ciências da Comunicação pela USP (2010) e graduado em Jornalismo pela USP (2007). Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Jornalismo FIAM-FAAM – Centro Universitário, coordena a área de Comunicação da Pós-Graduação Lato Sensu da FMU/FIAM-FAAM. É também docente dos cursos de Jornalismo e Atualidades no Colégio Stockler. Membro do grupo de pesquisa "MidiAto - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas", da ECA-USP, do Grupo de Estudos em Jornalismo e Novas Linguagens (FIAM-FAAM) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom/ECA-USP). Co-criador, com apoio do Facebook, do curso online “Vaza, Falsiane!”. Atual colaborador do site “Entendendo Bolsonaro” (UOL), foi repórter freelancer da Editora Abril têm experiência premiada internacionalmente com documentários e reportagens para veículos impressos.

Onde estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus