FIAM-FAAM abre inscrições para Congresso Acadêmico sobre inteligência artificial

Eventos

28/04/2023

FIAM-FAAM abre inscrições para Congresso Acadêmico sobre inteligência artificial

O Congresso Acadêmico “Inteligência Artificial - Realidades e Projeções”, que acontece entre os dias 15 e 19 de maio de 2023, está com inscrições abertas. O evento é organizado pelo Centro Universitário FMU | FIAM-FAAM e visa promover um debate científico com todas as áreas do conhecimento sobre as tecnologias de inteligência artificial (IA) e suas implicações no cotidiano.

O evento contempla cinco áreas de atividades: congresso científico, atividades culturais, workshops, ações sociais e feiras que serão realizados de forma presencial nos diversos campi da FMU, situados na capital. Parte da programação terá transmissão síncrona no canal do YouTube da instituição.

Entre os focos do congresso está o fato de que a tecnologia não é neutra e os algoritmos de inteligência artificial podem apresentar vieses discriminatórios, especialmente com relação aos grupos vulneráveis da sociedade, revelando-se fundamental discutir sobre este assunto que ainda carece de legislação específica no cenário brasileiro. Também interessará aos participantes o debate sobre o papel do poder público na regulação de coleta de dados pelas tecnologias de IA, a violação da privacidade e a liberdade das pessoas.

O intuito é compartilhar um olhar ético e interdisciplinar sobre as aplicações das tecnologias de IA, que são bem-vindas para progresso humano, mas que devem ser aplicadas com precaução e em prol da dignidade da pessoa humana, focada na melhoria de vida das pessoas e na preservação de seus direitos fundamentais.

SERVIÇO

O Congresso Acadêmico “Inteligência Artificial – Realidades e Projeções”
De 15 a 19 de maio de 2023, nos campi da FMU.
https://portal.fmu.br/
Inscrições até 10 de maio de 2023.
Submissões de trabalhos até 30 de abril de 2023.
https://www.even3.com.br/congresso-fmu-fiam-faam/

SOBRE O CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU | FIAM-FAAM Há mais de 50 anos, o centro universitário oferece à sociedade uma educação superior acessível e focada na formação científica, cultural, tecnológica e humanística de alta qualidade para a construção de um país melhor. Além disso, mantém-se alinhada às necessidades do mercado e procura evoluir constantemente com a adoção de novas tecnologias de ensino. Recentemente, como resultado do recredenciamento institucional na modalidade a distância (EAD), realizado pelo Ministério da Educação (MEC), a FMU obteve o conceito máximo (5). O EAD da FMU desenvolve o aluno com características muito valorizadas no mercado como: autonomia, disciplina e iniciativa.