Especialização em Jornalismo Cultural

Duração

15 MESES +TCC

Início das aulas

1º semestre de 2018

Horário

Valor do curso

15 x R$ 626,00

Aproveite a condição especial

Escolha uma das opções para visualizar:

Sobre o curso

O Curso de Especialização em Jornalismo Cultural pretende capacitar os profissionais para redigir sobre temas relacionados à cultura nos diferentes formatos da escrita jornalística e para os diversos suportes tecnológicos. O profissional estará apto para trabalhar tanto na perspectiva da crítica da produção artística, quanto na orientação do consumo dos bens culturais, em mídia especializada ou na concepção de novos veículos, tendo foco na análise e na contextualização da produção cultural.

Para quem o curso é destinado?

Graduados em Comunicação Social que atuam ou pretendam atuar como jornalistas, produtores culturais, assessores de marketing ou comunicação, entre outros, que tenham interesse na área e busquem o aprimoramento do conhecimento e das competências em Jornalismo Cultural para a atuação no mercado de trabalho e na vida acadêmica de forma criativa, inovadora e estratégica.

Disciplinas

• Diagnóstico e Assessoria em Comunicação
• Gestão da Comunicação nas Organizações
• Comunicação, Eventos, Patrocínios e Leis de Incentivo no Brasil
• Comunicação e Novas Mídias
• Produção Textual em Jornalismo Cultural – Crítica, Resenha e Reportagem
• Panorama da Cultura Brasileira – Audiovisual
• Panorama da Cultura Brasileira II – Literatura e Mercado Editorial
• Produtos Editoriais e seus Princípios de Planejamento Visual para Diferentes Plataformas Tecnológicas
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades adquiridas através do curso

• Analisar e compreender a linguagem do Jornalismo Cultural;
• Interpretar criticamente os fatos que envolvem a cobertura jornalística no segmento cultural;
• Atuar de forma ética e crítica no mercado de trabalho;
• Entender os conceitos do Jornalismo Cultural e debater temas contemporâneos;
• Apontar o papel da mídia no desenvolvimento dos negócios culturais;
• Favorecer a captação de recursos para a Cultura;
• Ter conhecimento metodológico sobre ensino e pesquisa.

Mercado

Considerando a importância cada vez maior nos segmentos editorial, jornalístico e de negócios, pretende-se permitir ao aluno entender como se processa o Jornalismo Cultural, no Brasil e no exterior, considerando as diversas práticas midiáticas, bem como considerando o universo de investimentos em produções culturais. O curso enfatiza a integração do ensino e pesquisa em Comunicação com as tendências orientadas pelo mercado, considerando as especificidades da produção jornalística em relação ao contexto cultural, na perspectiva jornalística, editorial e de negócios.

Diferenciais do curso na FIAM FAAM

Didática no ensino superior que visa qualificar o aluno para a Docência em Faculdades e Universidades.

Professores altamente qualificados que também são profissionais amplamente reconhecidos no mercado de trabalho, orientados por visão aplicada.

Duração prevista de um ano letivo, havendo possibilidade de aproveitamento de disciplinas para conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional, o que significa uma economia de tempo e valorização de seu investimento.

Coordenação

Prof. Ms. Maurício Oliveira Rios

Mestre em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa. Bacharel e licenciado em Letras, pela Universidade de São Paulo – USP (2012). Desenvolve pesquisa com ênfase na relação entre o masculino (masculinidades) e o feminino (feminilidades) na Literatura Cabo-verdiana contemporânea. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Atua como Coordenador da Pós-graduação da FMU para cursos na área da Educação, nas áreas de Artes, Comunicação, Educação, Design & Moda.

Onde Estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus
fd3c6bdf8e3bd5c2819bbe09e000a1a1,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,