Especialização em Jornalismo Cultural

Este curso não está sendo oferecido neste semestre.

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Duração

15 meses + TCC

Sobre o curso

O Curso de Especialização em Jornalismo Cultural pretende capacitar os profissionais para redigir sobre temas relacionados à cultura nos diferentes formatos da escrita jornalística e para os diversos suportes tecnológicos. O profissional estará apto para trabalhar tanto na perspectiva da crítica da produção artística, quanto na orientação do consumo dos bens culturais, em mídia especializada ou na concepção de novos veículos, tendo foco na análise e na contextualização da produção cultural.

Para quem o curso é destinado?

Graduados em Comunicação Social que atuam ou pretendam atuar como jornalistas, produtores culturais, assessores de marketing ou comunicação, entre outros, que tenham interesse na área e busquem o aprimoramento do conhecimento e das competências em Jornalismo Cultural para a atuação no mercado de trabalho e na vida acadêmica de forma criativa, inovadora e estratégica.

Disciplinas

• Panorama da Cultura Brasileira: Literatura e Mercado Editorial
• Reportagens Multimídia, longforms e o branded content
• Produção Textual em Jornalismo Cultural – Crítica, Resenha e Reportagem
• Geração de Conteúdo, Comunicação em Mídias Sociais, Transmídia e Gamificação
• Jornalismo Científico, Médico e Ambiental
• Panorama da Cultura Brasileira: Audiovisual
• METODOLOGIA DE PESQUISA E DIDATICA ENS. SUP.
• Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
• Comunicação, Eventos, Patrocínios e Leis de Incentivo no Brasil
• Diagnóstico e Assessoria de Comunicação

Habilidades adquiridas através do curso

• Analisar e compreender a linguagem do Jornalismo Cultural;
• Interpretar criticamente os fatos que envolvem a cobertura jornalística no segmento cultural;
• Atuar de forma ética e crítica no mercado de trabalho;
• Entender os conceitos do Jornalismo Cultural e debater temas contemporâneos;
• Apontar o papel da mídia no desenvolvimento dos negócios culturais;
• Favorecer a captação de recursos para a Cultura;
• Ter conhecimento metodológico sobre ensino e pesquisa.

Mercado

Considerando a importância cada vez maior nos segmentos editorial, jornalístico e de negócios, pretende-se permitir ao aluno entender como se processa o Jornalismo Cultural, no Brasil e no exterior, considerando as diversas práticas midiáticas, bem como considerando o universo de investimentos em produções culturais. O curso enfatiza a integração do ensino e pesquisa em Comunicação com as tendências orientadas pelo mercado, considerando as especificidades da produção jornalística em relação ao contexto cultural, na perspectiva jornalística, editorial e de negócios.

Diferenciais do curso na FIAM FAAM

Didática no ensino superior que visa qualificar o aluno para a Docência em Faculdades e Universidades.

Professores altamente qualificados que também são profissionais amplamente reconhecidos no mercado de trabalho, orientados por visão aplicada.

Duração prevista de um ano letivo, havendo possibilidade de aproveitamento de disciplinas para conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional, o que significa uma economia de tempo e valorização de seu investimento.

Coordenação

Coord. Profa. Monica Sabino Hasner

Doutora e Mestre em Administração de Empresas (FEA/USP). Engenheira Química (UNICAMP). Coordenadora Acadêmica de Pós-graduação em Negócios e Hospitalidade para UAM, FMU, FIAM-FAAM e BSP. Teve vinte anos de experiência , sendo Diretora de Marketing na TIM e na Novartis e Gerente de Marca na Procter & Gamble. Consultora de Entendimento do Consumidor e Estratégia por oito anos com projetos para Vivo, BMS, Oi, Abbott, Brastemp e outras marcas. Atua em ensino há 15 anos, em Marketing, Estratégia e Consumo Consciente.

Onde Estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Página atualizada em 10/07/2018 às 17h37

e8ed3b03c716438696d7134baff16ed5\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\