Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão Do Espaço Urbano

Inscrições abertas

de 13/11/2017 a 31/01/2018

Campus

Centro de Pós-Graduação
Confira o endereço

Mensalidade

R$ 1,757.25

Apresentação

Recomendado em 2013 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano do FIAM-FAAM Centro Universitário tem como objetivo aliar pesquisa, ensino e atuação profissional na área de arquitetura e urbanismo de modo a gerar conhecimentos técnicos e científicos que tenham forte cunho aplicativo na resolução dos graves problemas urbanos existentes nas cidades brasileiras.

Programa

O programa de MESTRADO EM PROJETO, PRODUÇÃO E GESTÃO DO ESPAÇO URBANO do FIAM-FAAM Centro Universitário desenvolve estudos e pesquisas ligados à produção do ambiente urbano, à sua concepção, organização, implantação e gestão. Visa promover estudos referentes ao espaço urbano e suas interfaces políticas, econômicas, ambientais, culturais e sociais e volta seu foco para a identificação, análise e investigação dos instrumentos urbanísticos, das formas de intervenção na cidade e da identificação de atores que intervêm na formação do território.

Congrega disciplinas, docentes e pesquisas voltados ao estudo dos planos e projetos de urbanismo, da legislação urbanística e edilícia, dos novos instrumentos do planejamento participativo e da gestão democrática nos projetos de desenvolvimento urbano.

Forma mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público

e com atuação local, regional, nacional e internacional por órgãos públicos e privados, empresas, cooperativas e organizações não governamentais, individual ou coletivamente organizadas.

Diferencia-se dos demais mestrados acadêmicos na área da Arquitetura e do Urbanismo por atender áreas mais diretamente vinculadas ao mundo do trabalho e ao sistema produtivo, com vistas ao desenvolvimento socioeconômico e cultural do País. Oferece capacitação e treinamento de pesquisadores e profissionais destinados a aumentar o potencial interno de geração, difusão e utilização de conhecimentos científicos no processo produtivo de serviços e estreita as relações entre a instituição de ensino superior e o setor produtivo.

Objetivos

Promover estudos referentes ao espaço urbano e suas interfaces políticas, econômicas, ambientais, culturais e sociais e volta seu foco para a identificação, a análise e a investigação dos instrumentos urbanísticos, das formas de intervenção na cidade e da identificação de atores que intervêm na formação do território.

Processo Seletivo

O ingresso no Curso de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano se dará por processo seletivo a ser organizado e realizado pela CPG.

A CPG estabelecerá os períodos de inscrição e as regras de seleção para alunos regulares.

Por ocasião da matrícula inicial, o aluno regular deverá apresentar a aceitação de um orientador, credenciado no curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano.

O Coordenador do curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Urbanismo poderá assumir a orientação durante o primeiro semestre, na ausência de um orientador.

O processo seletivo para o Mestrado Profissional levará em consideração:

  • a) Curriculum Vitae comprovado do candidato, destacando sua produção técnica e experiência profissional na área do curso;
  • b) Apresentação de carta de intenções/expectativas quanto ao Mestrado Profissional seguida de entrevista;
  • c) Ser aprovado no exame de Língua estrangeira realizado por ocasião da prova de seleção dos alunos.
  • d) Entrevista com a comissão de seleção.

O aluno matriculado no Curso de Mestrado Profissional submeter-se-á ao processo periódico (semestral) de inscrição em disciplinas obrigatórias e eletivas que integram sua estrutura curricular, em conformidade com sua proposta acadêmica.

Não será permitido o aproveitamento de créditos de disciplinas eventualmente cursadas em mestrados ou doutorados nem em qualquer nível de curso de outros Programas de Pós-Graduação no Brasil ou no exterior.

O desligamento de aluno do curso de Mestrado Profissional, a ser homologado pela CPG, ocorrerá em função de pelo menos uma das seguintes condições:

  • a) ter ultrapassado o prazo máximo de duração do Curso, fixado por este Regimento, que é de 24 (vinte e quatro) meses ou o prazo de 24 meses mais 6 (seis) meses de prorrogação aprovada pela CPG;
  • b) deixar de realizar inscrição em disciplina(s) em qualquer período letivo;
  • c) ter insucesso na apresentação e defesa da dissertação;

Periodicidade de Seleção: Semestral
Vagas por Seleção: 10

Edital

Clique aqui para acessar o edital completo 2018

Clique aqui para acessar o Descritivo de bolsas

As inscrições poderão ser feitas no período compreendido entre 13 de novembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018.

Descritivo de Bolsas

Regulamento para concessão de bolsa institucional do programa de suporte aos mestrados acadêmico e profissional – Descritivo de Bolsas

Periódico Fiam-Faam

Revista InSitu – Arquitetura e Urbanismo

Editor: Antonio Soukef Júnior
ISSN 2446-9696 é uma publicação semestral (julho e dezembro) ligada ao Programa de pós-graduação do Curso de Mestrado Profissional em Urbanismo do FIAMFAAM Centro Universitário.
É voltada aos estudos de projeto, gestão e produção do espaço urbano, dando ênfase às intervenções urbanas regionais e locais, incentivando processos sustentáveis de grandes interesses das políticas de desenvolvimento urbano.
Trata-se de um canal de comunicação da produção que pretende contemplar as diversas questões abordadas pela comunidade acadêmica e que estão vinculadas às áreas de gestão em projetos de urbanismo, de paisagismo, da legislação ambiental, do direito urbanístico; patrimônio arquitetônico, urbano e da paisagem, planejamento do espaço construído, do território e do ambiente, direito e regulamentação urbana, mobilidade e acessibilidade do ambiente construído e design do objeto, produto e espaço, enfim, dos temas ligados às transformações do espaço urbano e da paisagem; numa aproximação integradora entre o conhecimento técnico e a atividade profissional e o setor acadêmico.
Mais informações acesse o site http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/index

Fale Conosco

Contato
Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Fone: +55 (11) 3132-3033 – Ramal:1521

Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 8h às 21h – Sábado das 8h às 16h

Endereço: Rua Vergueiro, 101/107 – 1º Andar – Liberdade

CEP: 01504-001 – São Paulo – SP

E-mail: mestradourbanismo@fiamfaam.br

Matriz Curricular

Bloco II – (Disciplinas Eletivas)

Linha de Pesquisa 1 – Planejamento, Projeto e Gestão da Cidade:

Bloco II – (Disciplinas Eletivas)

Linha de Pesquisa 2 – Transformações do território: patrimônio, cultura e sociedade

Trabalho de Conclusão (Disciplina Obrigatória)

Coordenação

Prof. Dr. Francisco Segnini Junior

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Doutor Livre Docente MS-5/ RDIDP aposentado da Universidade de São Paulo. Atua no Programa de Pós-Graduação da FAU-USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo como professor colaborador. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos nas mais diferentes áreas de atuação do arquiteto e urbanista, atuando principalmente nas seguintes áreas de atribuição: projeto arquitetônico, arquitetura, arquitetura e tecnologia, habitação unifamiliar e arquitetura de interiores e desenho urbano.

Estrutura de pesquisa

Área de concentração

Linha de Pesquisa: 1

Planejamento, Projeto e Gestão da Cidade

P1. 1 – Forma Intraurbana, Regimes Demográficos e Práticas de Planejamento e Gestão Territorial


P1. 2 – Os sistemas de espaços livres: planejamento, projeto e gestão


P1. 3 – Percepção e projetos participativos, e seu rebatimento no ensino de arquitetura e urbanismo

Líder: Profa. Dra. Sylvia Adriana Dobry Pronsato
Participantes: Prof. Dr. Caio Boucinhas


Linha de Pesquisa: 2

Transformações do território: patrimônio, cultura e sociedade

P2. 1 – A formação profissional do Arquiteto/Urbanista na área do urbanismo

Líder: Prof. Dr. Francisco Segnini Junior


P2. 2 – A (Re)Produção do Espaço Urbano através dos Projetos Urbanos Contemporâneos: a gestão, os instrumentos e os desdobramentos

Líder: Prof. Dr. Sergio Luis Abrahão


P2. 3 – O Trajeto e a rua socialidade e violência


P2. 4 – Preservação e requalificação de áreas industriais: alternativas e demandas

Líder: Prof. Dr. Antonio Soukef Junior


P2. 5 – Uso do solo e mobilidade: estudo de indicadores


Descrição dos Projetos

Essa linha de atuação tem como objetivo estudar e analisar as políticas públicas, suas diretrizes e ações, voltadas ao desenvolvimento urbano, com ênfase na infraestrutura intraurbana. No âmbito desta pesquisa, deverão ser investigados e analisados as políticas públicas, os planos, os programas e os instrumentos jurídicos e urbanísticos, voltados à mobilidade (acessibilidade, circulação e transporte), à produção da moradia, aos serviços públicos e privados de educação e saúde, às ofertas e às demandas de trabalho e lazer.

Investiga e analisa criticamente os vários instrumentos normativos de gestão democrática das cidades e busca refletir a respeito da concepção e execução, das teorias, práticas e metodologias envolvidas no projeto e na produção.

Essa linha de atuação tem como objetivo estudar e analisar, na perspectiva histórica e das dinâmicas socioeconômica das sociedades capitalistas, os processos e os projetos de produção e transformação do espaço urbano, em especial, nas cidades brasileiras. No âmbito desta pesquisa, deverão ser investigados e analisados as razões e os impactos desses processos, na conformação do espaço urbano e em seu ambiente, no patrimônio edificado, na sociedade e na cultura urbana. Volta-se à análise crítica dos processos de transformação das cidades e ao estudo das teorias urbanísticas.

Onde Estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus
9c6d674244414497eb5020c5244a2826ssssssss