Modalidade

Duração

8 semestres

Horário

Mensalidade

A partir de

R$ 698,00

Opções de bolsas
e financiamentos

SOBRE O CURSO

O curso superior de licenciatura em Música do FIAM-FAAM prepara o aluno para os reais desafios da profissão, por meio de um programa de ensino completo e inovador. Durante seis semestres de estudos, você conhecerá as técnicas e conceitos de rítmica, treinamento auditivo, harmonia, educação musical, psicologia da educação, análise musical e muito mais.

O objetivo do curso é formar professores competentes, conscientes e éticos. Para isso, o FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores. O FIAM-FAAM também possui uma completa e moderna estrutura de aprendizagem, formada por laboratórios e salas específicas, onde você poderá participar de atividades práticas, desenvolver suas competências e vivenciar o dia a dia da sua futura profissão.

Forma de Ingresso:

Para ingressar no Curso de Licenciatura em Música do FIAM-FAAM, é necessário prestar o Vestibular e, depois da aprovação, participar da prova específica de Música, que avaliará a sua aptidão.

A avaliação poderá ser realizada presencialmente ou à distância e consiste na execução vocal ou instrumental de uma ou mais obras, de acordo com a sua área de interesse.

VEJA OS PROCEDIMENTOS PARA A PROVA ESPECÍFICA.
FAÇA O DOWNLOAD DO FORMULÁRIO PARA O VESTIBULAR DE MÚSICA.

Habilidades Adquiridas
• Ao término do curso, você estará apto a lecionar música e ajudar a desenvolver o talento e a vocação de outras pessoas.
• Você será capaz de analisar a performance de seus alunos, orientar ensaios e produzir apresentações musicais, sempre de maneira competente, ética e responsável.
• Você estará apto a atuar em escolas de educação básica, cursos livres e conservatórios.
• Você será capaz de equilibrar os fundamentos teóricos com a prática de ensino da Música e dedicar-se à pesquisa das mais diversas realidades musicais da atualidade.

CARREIRA

O campo de atuação para os profissionais com licenciatura em música é bastante amplo. Você poderá atuar em escolas regulares (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), escolas de música, ongs, projetos sociais e companhias de teatro. Além de integrar equipes de empresas particulares e organizações públicas, você poderá administrar o seu próprio empreendimento de educação musical.

DIFERENCIAIS

Aulas práticas

Desde o início do curso, você será incentivado a participar de atividades práticas, com o objetivo de desenvolver suas competências e conhecer todas as possibilidades da carreira. Para isso, o FIAM-FAAM conta com uma completa e moderna estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios e salas específicas de música.

Corpo Docente

O curso de Música do FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado por professores experientes. Durante o curso, você será orientado por profissionais competentes e atuantes no mercado de trabalho, que estão dispostos a compartilhar não apenas o conhecimento técnico e teórico, mas também as suas vivências de sucesso na profissão.

Grupos

O curso de Música do FIAM-FAAM conta com vários grupos estáveis. A participação dos alunos de Licenciatura é livre e estimulada pelos professores. Você poderá integrar a Camerata Acadêmica FIAM-FAAM, a Orquestra de Sopros FIAM-FAAM, a Orquestra Sinfônica FIAM-FAAM, o Grupo de Percussão FIAM-FAAM, o Coro Acadêmico, o Madrigal e a Big Band FIAM-FAAM

Disciplinas

Coordenação

Coord. Prof. Paulo César Fernandes Rocha

Coordenador do Curso de Música do FIAM-FAAM Centro Universitário desde 2009. Sua experiência como Músico profissional é de vinte e cinco anos com atuação nas seguintes Orquestras: Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra de Câmara da UNESP e Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. Em Universidades, atua profissionalmente há mais de vinte anos. Como integrante do Quarteto de Cordas e da Orquestra de Câmara da Universidade Estadual Paulista – UNESP apresentou-se em diversos teatros do Brasil, incluindo os Festivais de Inverno de Campos de Jordão, Cunha, Juiz de Fora e Festival Internacional de Música de Câmara de Curitiba. Foi Coordenador e Violoncelista Principal da Orquestra de Câmara da UNESP de 1991 até 2006, onde desenvolveu significativa atividade como solista e camerista. Atuou como Violoncelista Principal e solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, realizando também a estreia e gravação do Concertino para Violoncelo e Orquestra do Compositor Rodrigo Vitta. Foi membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação) do FIAM-FAAM Centro Universitário de 2013 até 2017. Sua experiência profissional de magistério superior, Músico profissional e Gestor de Curso somadas, ultrapassam 35 anos.

Onde Estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Portarias de reconhecimento

Ato Autoriza Música/licenciatura – Portaria MEC nº 305, de 2/08/2011, publicada no DOU nº. 149, de 04.08.2011, Seção I, p. 12.

9d7182cb5f167fbf0dc2b524eb23b25ddddddddddddddddddddddddddddddd