24 de outubro

Alunos do FIAM-FAAM participam do BID Urban Lab Natal

A equipe representante do FIAM-FAAM Centro Universitário, intitulada TEU Ribeira, foi classificada em agosto para a última fase do concurso BID Urban Lab Natal. Nessa última etapa, apenas três projetos serão classificados para a final e apresentados em Washington, nos Estados Unidos.

O BID Urban Lab é um concurso universitário destinado a buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), em parceria com estudantes, professores universitários e jovens profissionais. O objetivo é atuar como incubadora de jovens talentos em questões urbanas, a partir de uma rede de trabalho com universidades.

O aluno Oscar Escudero, representante da equipe, conta que a decisão de participar do concurso se deu, principalmente, pela chance de colocar em prática e em benefício da população o que aprenderam ao longo do curso. “E também era uma oportunidade de expor nossas reflexões e ideias para uma cidade mais humana, democrática e sustentável”, destaca o estudante.

A equipe, formada também por alunos da FFLCH-USP, do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo e da Universidade São Judas Tadeu, traçou um plano de ideias para a reabilitação do perímetro designado pela Prefeitura de Natal, o bairro central da Ribeira. “Sua principal característica é o Rio Potengi, cuja orla é ocupada pelo porto de cargas, além do seu conjunto urbano e arquitetônico tombado. Como muitos centros brasileiros, a Ribeira assistiu um intenso processo de deterioração e vacância de suas edificações”, lembra Escudero.

A partir de uma entrevista realizada com uma das lideranças do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Comunidades, foi possível entender melhor os conflitos existentes da região e a área de intervenção foi dividida. “Segmentamos em três eixos estruturantes de atuação, os quais estão identificados por Eixo de Transformação Sociourbano; Eixo de Habitação Social; e o Eixo de Transformação Socioeconômico, estrategicamente interligados por ações e diretrizes de alto impacto”, ressalta o discente que comenta ainda que essa iniciativa teve como objetivo humanizar e resgatar a área para as pessoas.

Escudero conta como a equipe se sente com a classificação. “A sensação é de felicidade e de dever cumprido, ainda mais por termos conquistado essa classificação ao lado de importantíssimas universidades do Brasil”. O aluno destaca ainda a grande colaboração do Prof. Sérgio Luís Abrahão, docente e pesquisador da Graduação e do Mestrado do FIAM-FAAM. “ A experiência e o conhecimento dele em intervenções em centros urbanos contribuiu muito para a elaboração de uma proposta consistente e inovadora”.

Abrahão acompanhou os alunos desde o início do projeto e afirma que a supervisão do trabalho foi recompensadora. “Eles são estudantes extremamente interessados e comprometidos com a nossa realidade social, o trabalho em equipe, em aprender a ouvir e ser ouvido. Foi um grande aprendizado esse processo”, finaliza o professor.


eaa06ea4f1dcc67d2cfa1b4cf2a7fccb;;;;