24 de outubro

Aluna e docentes recebem premiação no concurso CODHAB

A aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário, Claudia Karina de Resende, a docente da Graduação, Profa. Renata Coradin – juntamente com sua sócia Fabricia Zulin – e o professor do curso, Alfredo Figueiredo foram premiados com o 2º lugar no Grupo 1 com o projeto Habitação unifamiliar econômica e Casa Sobreposta para tipologias de 1 dormitório com possibilidades de ampliação.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional de Distrito Federal (CODHAB) promoveu um concurso com o objetivo de elevar a qualidade das construções no DF, incentivando a participação de profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia.

A equipe decidiu participar do concurso e buscou atender às necessidades da CODHAB e dos futuros moradores a partir de cinco critérios principais: sustentabilidade urbana; flexibilidade espacial; racionalidade construtiva; adaptabilidade funcional; e identidade, oferecendo uma alta qualidade urbano-arquitetônica com baixo impacto econômico.

Como principais desafios, de acordo com os participantes, é possível citar a preocupação em desenvolver uma solução economicamente viável, urbanisticamente sustentável e suficientemente flexível às possíveis alterações, ampliações e adequações dos futuros usuários. “No entanto, o grande desafio no processo de criação de uma arquitetura adaptável e progressiva foi buscar assegurar que decisões individuais não impactem negativamente sobre o coletivo, ou seja, sobre os espaços públicos e privados dos vizinhos”, destacam.

A Profa.  Renata F. Coradin do FIAM-FAAM comenta como é gratificante e animador a colocação para que sigam participando de outros concursos.

Já Cláudia ressalta a colaboração dos professores e da Instituição.  “Tanto o FIAM-FAAM, como os professores tiveram papel fundamental para esse resultado, pois foi por meio dos conhecimentos obtidos durante os semestres da Graduação e, em especial, ao incentivo da Profa. Renata que me fez alcançar essa conquista”.

Confira a ficha técnica do concurso:

 

Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação de Interesse Social.

Entidade promotora: Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal, CODHAB-DF

Local: Brasília – DF

Premiação: 2º prêmio para o Grupo 1

Equipe:

Habitar Arquitetas Associadas: Fabricia Zulin, Renata Coradin e Claudia Karina de Resende (estagiária)

Consultoria Projetos Complementares: Alfredo Figueiredo

Jaramillo Van Sluys – Taller de Arquitectura y Urbanismo: Christine Van Sluys e Esteban Jaramillo. Colaboradores: Robinson Cueva, Nicole Andrade, Gabriel Fortenbacher, Adriana Granda e Andrea Acosta


4f266a8da769d667816f9617b549765a{{{{{{{{{{